Quem são os privilegiados no futebol?

Sequência didática de Educação Física para o Ensino Médio propõe reflexão sobre discriminação na história do futebol no Brasil.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver quatro pessoas praticantes de diferentes esportes: natação, basquete, futebol e tênis. No chão, há linhas que lembram a divisão de uma quadra. Ilustradora: Barbara Quintino.

Ações preventivas no espaço escolar: combate ao preconceito

A partir de análise e produção textual, sequência didática para Ensino Médio discute diversidade de gênero e sexualidade.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver várias mãos escrevendo e desenhando em folhas de papel. Ilustradora: Barbara Quintino.

O corpo e os estereótipos sociais

Através da percepção sobre o próprio corpo, sequência didática para Ensino Médio propões os estudantes reflitam sobre marcadores sociais da diferença.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver sete pessoas, de diferentes gêneros e idades. As pessoas estão com trajes de banho e é possível ver diferentes corpos. Há pessoas gordas, magras, altas, baixas. Ilustradora: Barbara Quintino.

Capoeira é pra homem… criança, mulher e LGBTQIA+

Sequência Didática para diversas etapas educacionais reflete sobre estereótipos acerca dos corpos praticantes de capoeira e propõe criar cantos de combate a violências.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver quatro pessoas praticantes de diferentes esportes: natação, basquete, futebol e tênis. No chão, há linhas que lembram a divisão de uma quadra. Ilustradora: Barbara Quintino.

Conhecendo mulheres notáveis

Sequência didática para Educação Infantil apresenta às crianças mulheres notáveis da história para serem representadas em atividades plásticas.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Sobrepostos a um mapa, há seis rostos de mulheres. Ilustradora: Barbara Quintino.

A atuação das mulheres nas Independências da América

Sequência didática para Ensino Fundamental II apresenta a biografia de mulheres que contribuíram para os processos revolucionários nas Independências da América.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Sobrepostos a um mapa, há seis rostos de mulheres. Ilustradora: Barbara Quintino.

Crie uma princesa que pareça com você

Sequência didática para Ensino Fundamental II analisa materiais em diferentes linguagens (como texto, vídeo e dança) descontruindo os ideários da princesa e do herói.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, há três mulheres negras super heroínas. Ilustradora: Barbara Quintino.

Brasil e América Latina: propostas para problemas de nosso tempo

Sequência didática de história para Ensino Fundamental II propõe que estudantes pesquisem sobre questões sociais, como a violência contra mulheres, no Brasil e América Latina.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Sobrepostos a um mapa, há seis rostos de mulheres. Ilustradora: Barbara Quintino.

Desenhando a diversidade e igualdade na educação infantil

Sequência didática para Educação Infantil introduz noções de gênero, raça e diversidade.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. No centro da imagem há uma menina negra sentada em uma cadeira lendo um livro. Na capa do livro, há uma flor e está grafado 'futuro'. Ao fundo, há dois quadros na parede: um com um punho cerrado e outro com o espelho de vênus. Ilustradora: Barbara Quintino.

Diferentes formas de ser

A proposta busca estimular processos de autoconhecimento e percepção, assim como empatia e alteridade

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver várias mãos escrevendo e desenhando em folhas de papel. Ilustradora: Barbara Quintino.