Sobre o Inaf

Quem somos

O Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) é uma pesquisa idealizada em parceria entre o Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa, realizada com o apoio do IBOPE Inteligência e coordenada pela Conhecimento Social.

Instituto Paulo Montenegro (ipm.org.br) é uma organização sem fins lucrativos. Criado em 2000, visa desenvolver e disseminar práticas educacionais inovadoras que contribuam para a melhoria da qualidade da Educação, entendida como essencial para a construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida.

Até 2015, conduziu as ações de investimento social do Grupo IBOPE, empregando sua expertise e seu conhecimento acumulado na área de pesquisas em ações que beneficiam a sociedade de forma abrangente e transformadora. A partir de 2016, com a mudança da composição acionária do Grupo, o IPM passou a ser apoiado diretamente pela família Montenegro.

Fundada em 1994, a Ação Educativa (acaoeducativa.org.br) é uma associação civil sem fins lucrativos que atua nos campos da educação, cultura e juventude na perspectiva dos direitos humanos. Realiza atividades de formação e apoio a grupos de educadores, jovens e agentes culturais e integra campanhas e outras ações coletivas que visam à realização desses direitos. Desenvolve pesquisas e metodologias participativas com foco na construção de políticas públicas sintonizadas com as necessidades e os interesses da população.

É sua missão defender os direitos educativos, culturais e da juventude para promover a democracia, a justiça social e a sustentabilidade socioambiental no Brasil.

O historiador e professor Roberto Catelli Júnior, doutor em Educação pela USP e coordenador do Programa Educação de Jovens e Adultos da Ação Educativa é o responsável pelo Inaf na instituição.

IBOPE Inteligência (ibopeinteligencia.com) é uma empresa que pesquisa o comportamento das pessoas na política, no consumo e na utilização de serviços. É especialista em pesquisas de opinião e mercado, off e on-line, geonegócios, inovação data mining e integração de dados.

Atua há mais de 75 anos observando, descrevendo, medindo e monitorando o rico, diverso e mutante universo populacional da América Latina.

Criada em 2016, a Conhecimento Social – Estratégia e Gestão (conhecimentosocial.com) é uma consultoria especializada na produção de conhecimento no campo social, que propõe e implementa soluções diferenciadas e customizadas para demandas de diagnóstico, planejamento, monitoramento, avaliação e produção de conhecimento para investidores sociais e implementadores de programas em todas as instâncias da gestão pública.

Sua fundadora, Ana Lúcia Lima, ocupou a direção executiva do Instituto Paulo Montenegro entre 2005 e 2015. Com a descontinuidade da atuação daquela organização, assume na Conhecimento Social a coordenação do Inaf, sendo responsável pela divulgação dos resultados do estudo e pela construção de parcerias institucionais visando amplificar o potencial de incidência do indicador. Fernanda Cury e Fabiana Freitas, responsáveis pelo Inaf no IPM, hoje também integram a equipe que dá continuidade à aplicação e disseminação do indicador

A Conhecimento Social utiliza metodologias próprias, priorizando a construção participativa de conhecimento e apostando na potência desse processo para orientar tomadas de decisão pautadas no diálogo e na articulação, sempre com o objetivo de promover transformação.

Apoiadores

Patrocínio

Expediente do site

Coordenação geral e supervisão

  • Conhecimento Social
  • Ana Lúcia Lima
  • Fernanda Cury
  • Fabiana Freitas
  • Ação Educativa
  • Roberto Catelli

Edição

  • RFPG Comunicação
  • Ricardo Falzetta
  • Paola Gentile

Desenvolvimento Web

  • Sintropika
  • Dmitry Bayakhchev (Direção Estratégica)
  • Mateus Petratti (Direção Tecnológica)
  • Jonatas M. Brito (Desenvolvimento)
  • Felipe Gonçalves (Desenvolvimento)
  • Rod Quina (Design)