Narrativas dos povos originários sobre a Terra e o tempo
Compreender aspectos históricos, sociais e políticos das culturas indígenas e africanas, desafiando narrativas eurocêntricas e ampliando a compreensão artística.

Compreender aspectos históricos, sociais e políticos das culturas indígenas e africanas, desafiando narrativas eurocêntricas e ampliando a compreensão artística.
A fim de abordar com alunes uma África que não é representada em livros, a atividade busca na literatura um caminho para dercobertas de novas narrativas
Esta proposta transforma a literatura infantil para promover empoderamento e diversidade, utilizando narrativas afrocentradas para combater racismo e misoginia e fortalecer identidades étnico-raciais.
A partir de uma atividade com fotografia, a experiência conta como crianças do quilombo Catucá, junto com a comunidade, refletiram sobre gênero, raça, autoestima e da autoconfiança.
Reconhecendo a gamificação como possibilidade pedagógica, a sequência didática buscou realizar uma releitura histórica sobre as relações sociais no Brasil, com o intuito de combater o racismo e o sexismo.
Sequência didática para Ensino Médio promove vivência prática de filosofia decolonial repensando conhecimento e memória pelas histórias da comunidade.
Projeto interdisciplinar para Ensino Médio propõe o contato com a obra de escritoras negras, através da pesquisa e da contação de histórias.
Plano de aula de Educação Física para Ensino Fundamental II trabalha construções sociais de gênero e seus reflexos nas práticas corporais de lutas.
A proposta busca estimular processos de autoconhecimento e percepção, assim como empatia e alteridade
Voltada ao Ensino Fundamental II e Médio, a sequência didática de Rutemara Florêncio propõe construir uma história local a parte e entrevistas com mulheres.