Julian é uma sereia: narrativas biográficas interseccionais na escola

Apreender as narrativas de personagens interseccionais das literaturas Julián é uma sereia e Amoras, bem como dos livros Histórias para ninar garotas rebeldes 2 e Histórias de ninar para garotas rebeldes: 100 brasileiras extraordinárias;

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. No centro da imagem há uma menina negra sentada em uma cadeira lendo um livro. Na capa do livro, há uma flor e está grafado 'futuro'. Ao fundo, há dois quadros na parede: um com um punho cerrado e outro com o espelho de vênus. Ilustradora: Barbara Quintino.

Sistemas Reprodutores: uma perspectiva antirracista e de combate à LGBTQIAfobia

A partir da história de Sarah Baartman, de khoikhoi (atual África do Sul) a proposta Sistemas reprodutores: antirracismo e combate à LGBTQIAfobia pretende apresentar o sistema reprodutor humano a partir de uma perspectiva não-binária e antirracista e discutir o racismo científico

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. No centro da imagem, há uma tangerina de onde pingam gotas vermelhas. No entorno dela há flores. De cada lado há duas pessoas. Há uma mulher gravida, uma pessoa cadeirante e diferentes representações de corpos. Ilustradora: Barbara Quintino.

ÚRSULA EM QUADRINHOS: Protagonismos femininos e enfrentamentos no século XIX

A partir da leitura, da mediação e do debate da versão em quadrinhos da obra Úrsula de Maria Firmina dos Reis, a proposta busca construir uma reflexão crítica acerca dos protagonismos femininos, dos enfrentamentos à escravidão e do patriarcado que marcaram a sociedade no século XIX, 

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver várias mãos escrevendo e desenhando em folhas de papel. Ilustradora: Barbara Quintino.

Clube de Leitura Ikiratsen Waina Kokama (Clube de Leitura Criança Mulher Kokama)

Este projeto visa fortalecer a cultura indígena e afro-brasileira por meio de uma abordagem de leitura antissexista.

Graffiti e as artes desintegradas

Este trabalho teve como objetivo explorar as possibilidades do graffiti, no contexto educacional, considerando as relações de gênero e raça.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem há microfones, fones de ouvido, representações de som e balões de fala. Ilustradora: Barbara Quintino.

A importância das aulas de inglês na desconstrução da desigualdade de gênero

Além de possibilitar a leitura crítica do gênero textual, a atividade promove uma reflexão sobre as desigualdades de gênero no mundo do mercado de trabalho

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem há microfones, fones de ouvido, representações de som e balões de fala. Ilustradora: Barbara Quintino.

Fanzine como potência educativa no combate à violência doméstica

A partir da confecção de fanzines, a atividade busca debater com alunos violência doméstica no cotidiano e abordar direitos humanos.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver várias mãos escrevendo e desenhando em folhas de papel. Ilustradora: Barbara Quintino.

Desigualdade de Gênero e Teatro do Oprimido: (re)escrevendo narrativas.

A partir do teatro do oprimido, a sequência didática busca debater formas de enfrentamento das violências de gênero.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. No centro da imagem há duas mulheres segurando um cartaz em que está escrito 'luta' No entorno delas, há vários grandes braços levantados de punhos cerrados. Ilustradora: Barbara Quintino.

Beleza, gênero e criança quilombola: infância sem preconceito no Quilombo Catucá – Bacabal/MA

A partir de uma atividade com fotografia, a experiência conta como crianças do quilombo Catucá, junto com a comunidade, refletiram sobre gênero, raça, autoestima e da autoconfiança.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver diferentes composições de famílias. Ilustradora: Barbara Quintino.

Construção de gênero: narrativas de crianças dançantes

A proposta busca discutir temáticas envolvendo gênero, música e dança oportunizando o debate com crianças e famílias.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. No centro da imagem há uma menina negra sentada em uma cadeira lendo um livro. Na capa do livro, há uma flor e está grafado 'futuro'. Ao fundo, há dois quadros na parede: um com um punho cerrado e outro com o espelho de vênus. Ilustradora: Barbara Quintino.