Mas só tem curso de menino? Promovendo reflexões de gênero em aulas de inglês

Durante as aulas de Língua Inglesa, estudantes discutiram gênero e estereótipos no ambiente de trabalho e escolar enquanto desenvolviam as habilidades linguísticas.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem há microfones, fones de ouvido, representações de som e balões de fala. Ilustradora: Barbara Quintino.

Galinha Pintadinha e os estigmas sociais: Uma reflexão crítica

A partir de uma vivência pedagógica com crianças e análise de músicas populares, a atividade promoveu reflexões sobre gênero e papéis sociais

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. No centro da imagem há uma menina negra sentada em uma cadeira lendo um livro. Na capa do livro, há uma flor e está grafado 'futuro'. Ao fundo, há dois quadros na parede: um com um punho cerrado e outro com o espelho de vênus. Ilustradora: Barbara Quintino.

Mulheres nas áreas de Ciências e Tecnologia

A sequência didática visa desconstruir estereótipos e evidenciar a trajetória e contribuições de mulheres nas áreas de Ciência e Tecnologia

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver uma mulher negra deitada fazendo anotações em um caderno. Ao fundo, há fórmulas e gráficos. Ilustradora: Barbara Quintino.

Girls Evolution: Promoção da cultura esportiva feminina negra

Ao observar a falta de participação das adolescentes negras no esporte, educador iniciou o projeto visando a autoestima, a equidade de gênero e racial.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver quatro pessoas praticantes de diferentes esportes: natação, basquete, futebol e tênis. No chão, há linhas que lembram a divisão de uma quadra. Ilustradora: Barbara Quintino.

Ancestralidade para além dos genes

No itinerário sobre Genética e Ética, educadora aborda os limites dos testes de ancestralidade e a influência social e cultural na construção da identidade.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Sobrepostos a um mapa, há seis rostos de mulheres. Ilustradora: Barbara Quintino.

Desconstruindo estereótipos: Diálogos sobre igualdade de gênero na escola

Por meio do projeto, buscou-se estimular a reflexão sobre temas "tabus" e promover metodologias ativas para fortalecer a equidade de gênero na escola.

Trabalhar em redes e teias: Coletivo ERER+

A partir da criação de um coletivo, edudora buscou enfrentar diferenças e dissidências, compreendendo que o silêncio não é neutro e sustenta ideologias hegemônicas.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. No centro da imagem há duas mulheres segurando um cartaz em que está escrito 'luta' No entorno delas, há vários grandes braços levantados de punhos cerrados. Ilustradora: Barbara Quintino.

Clube das Cartas Secretas

A atividade busca sensibilizar os alunos para as diferenças sociais, promover a reflexão sobre preconceitos e estimular a empatia entre eles.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver diferentes composições de famílias. Ilustradora: Barbara Quintino.

Florescência literária: Proposta de ensino de literatura afro-brasileira

A proposta busca dinamizar a leitura da literatura afro-brasileira, promovendo reflexão e conexão com a vivência negra e as infâncias

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver sete pessoas, de diferentes gêneros e idades. As pessoas estão com trajes de banho e é possível ver diferentes corpos. Há pessoas gordas, magras, altas, baixas. Ilustradora: Barbara Quintino.

Narrativas dos povos originários sobre a Terra e o tempo

Compreender aspectos históricos, sociais e políticos das culturas indígenas e africanas, desafiando narrativas eurocêntricas e ampliando a compreensão artística.