Crie uma princesa que pareça com você

Sequência didática para Ensino Fundamental II analisa materiais em diferentes linguagens (como texto, vídeo e dança) descontruindo os ideários da princesa e do herói.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, há três mulheres negras super heroínas. Ilustradora: Barbara Quintino.

Brasil e América Latina: propostas para problemas de nosso tempo

Sequência didática de história para Ensino Fundamental II propõe que estudantes pesquisem sobre questões sociais, como a violência contra mulheres, no Brasil e América Latina.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Sobrepostos a um mapa, há seis rostos de mulheres. Ilustradora: Barbara Quintino.

Diferentes formas de ser

A proposta busca estimular processos de autoconhecimento e percepção, assim como empatia e alteridade

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver várias mãos escrevendo e desenhando em folhas de papel. Ilustradora: Barbara Quintino.

Padrões Corporais | Viajando na “máquina” da humanidade: o corpo e seus “deslimites”

Sequência didática para o Ensino Fundamental II utiliza uma narrativa através da qual estudantes aprendem sobre a diversidade de corpos e a luta anticapacitista.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver várias mãos escrevendo e desenhando em folhas de papel. Ilustradora: Barbara Quintino.

CENA – Coletivo Estudantil Neuza Avelino

A pesquisa sobre mulheres que participaram da história de lutas no bairro, estudantes aumentam vínculo com o território e desenvolvem sua au

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem há microfones, fones de ouvido, representações de som e balões de fala. Ilustradora: Barbara Quintino.

DRAMAQUEER

Sequência Didática para Ensino Fundamental II e Médio propõe criar dramaturgias teatrais colaborativas despertando reflexões sobre as identidades de gênero, orientação sexual, raça, etnia e classe social.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver várias mãos escrevendo e desenhando em folhas de papel. Ilustradora: Barbara Quintino.

Construindo uma história local a partir da visão e ação das mulheres locais

Voltada ao Ensino Fundamental II e Médio, a sequência didática de Rutemara Florêncio propõe construir uma história local a parte e entrevistas com mulheres.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Sobrepostos a um mapa, há seis rostos de mulheres. Ilustradora: Barbara Quintino.

Consciência feminina na escola e as mulheres de luta do Grajaú

O projeto da Coletiva Consciência Feminina da Escola, da EMEF Padre José Pegoraro, propõe resgatar a trajetória de mulheres que construíram o território do Grajaú, São Paulo.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver porta-retratos fotos de famílias. Ilustradora: Barbara Quintino.

Herstory: Mulheres que fazem a História

O feminismo negro é o grande educador nesse projeto, em que estudantes debatem e criam intervenções

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver várias mãos escrevendo e desenhando em folhas de papel. Ilustradora: Barbara Quintino.

Análise crítica da fábula “A cigarra e a formiga”

O clássico texto serve de ponto de partida para debater os estereótipos de gênero

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. No centro da imagem há uma menina negra sentada em uma cadeira lendo um livro. Na capa do livro, há uma flor e está grafado 'futuro'. Ao fundo, há dois quadros na parede: um com um punho cerrado e outro com o espelho de vênus. Ilustradora: Barbara Quintino.