Refletir para aprender

Proposta de rodas de conversa interdisciplinares para promoção de debates sobre raça, gênero e classe na comunidade escolar

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. No centro da imagem há uma menina negra sentada em uma cadeira lendo um livro. Na capa do livro, há uma flor e está grafado 'futuro'. Ao fundo, há dois quadros na parede: um com um punho cerrado e outro com o espelho de vênus. Ilustradora: Barbara Quintino.

Empodcast

Com a proposta, os e as estudantes aprendem a produzir um podcast sobre equidade de gênero

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem há microfones, fones de ouvido, representações de som e balões de fala. Ilustradora: Barbara Quintino.

Visibilidade de mulheres no esporte

Plano de aula para Ensino Fundamental I prevê o uso de tirinhas como recurso para refletir e analisar a visibilidade de mulheres no esporte.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver quatro pessoas praticantes de diferentes esportes: natação, basquete, futebol e tênis. No chão, há linhas que lembram a divisão de uma quadra. Ilustradora: Barbara Quintino.

Diferentes formas de ser

A proposta busca estimular processos de autoconhecimento e percepção, assim como empatia e alteridade

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver várias mãos escrevendo e desenhando em folhas de papel. Ilustradora: Barbara Quintino.

Padrões Corporais | Viajando na “máquina” da humanidade: o corpo e seus “deslimites”

Sequência didática para o Ensino Fundamental II utiliza uma narrativa através da qual estudantes aprendem sobre a diversidade de corpos e a luta anticapacitista.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver várias mãos escrevendo e desenhando em folhas de papel. Ilustradora: Barbara Quintino.

Igualdade de gênero na ciência

O projeto visa romper a invisibilização da contribuição científica e tecnológica de mulheres brasileiras

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na centro da imagem, há duas mulheres. Uma dela usa um jaleco e outra está com uma camiseta com o globo terrestre representaodo. Ao fundo, há fórmulas, moléculas, um DNA, representações de bactérias e uma vacina. Ilustradora: Barbara Quintino.

Construindo uma história local a partir da visão e ação das mulheres locais

Voltada ao Ensino Fundamental II e Médio, a sequência didática de Rutemara Florêncio propõe construir uma história local a parte e entrevistas com mulheres.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Sobrepostos a um mapa, há seis rostos de mulheres. Ilustradora: Barbara Quintino.

Consciência feminina na escola e as mulheres de luta do Grajaú

O projeto da Coletiva Consciência Feminina da Escola, da EMEF Padre José Pegoraro, propõe resgatar a trajetória de mulheres que construíram o território do Grajaú, São Paulo.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver porta-retratos fotos de famílias. Ilustradora: Barbara Quintino.

Herstory: Mulheres que fazem a História

O feminismo negro é o grande educador nesse projeto, em que estudantes debatem e criam intervenções

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver várias mãos escrevendo e desenhando em folhas de papel. Ilustradora: Barbara Quintino.

Bruta-Flor

Uma reflexão sobre transexualidade e terceira idade, a partir da história de vida de uma mulher trans no sertão do Ceará

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Sobrepostos a um mapa, há seis rostos de mulheres. Ilustradora: Barbara Quintino.