Narrativas dos povos originários sobre a Terra e o tempo

Compreender aspectos históricos, sociais e políticos das culturas indígenas e africanas, desafiando narrativas eurocêntricas e ampliando a compreensão artística.

Vozes da África: Uma experiência literária, gastronômica e sensorial

A fim de abordar com alunes uma África que não é representada em livros, a atividade busca na literatura um caminho para dercobertas de novas narrativas

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, há três mulheres negras super heroínas. Ilustradora: Barbara Quintino.

Reescrevendo contos de fada: Preta de Ébano e Branca de Neve

Esta proposta transforma a literatura infantil para promover empoderamento e diversidade, utilizando narrativas afrocentradas para combater racismo e misoginia e fortalecer identidades étnico-raciais.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na centro da imagem, há duas mulheres. Uma dela usa um jaleco e outra está com uma camiseta com o globo terrestre representaodo. Ao fundo, há fórmulas, moléculas, um DNA, representações de bactérias e uma vacina. Ilustradora: Barbara Quintino.

Beleza, gênero e criança quilombola: infância sem preconceito no Quilombo Catucá – Bacabal/MA

A partir de uma atividade com fotografia, a experiência conta como crianças do quilombo Catucá, junto com a comunidade, refletiram sobre gênero, raça, autoestima e da autoconfiança.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver diferentes composições de famílias. Ilustradora: Barbara Quintino.

Dandaras que aquilombam a EJA com o uso da gamificação

Reconhecendo a gamificação como possibilidade pedagógica, a sequência didática buscou realizar uma releitura histórica sobre as relações sociais no Brasil, com o intuito de combater o racismo e o sexismo.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver porta-retratos fotos de famílias. Ilustradora: Barbara Quintino.

As filosofias de minha avó: redescobertas de um legado ancestral

Sequência didática para Ensino Médio promove vivência prática de filosofia decolonial repensando conhecimento e memória pelas histórias da comunidade.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver porta-retratos fotos de famílias. Ilustradora: Barbara Quintino.

Escritoras negras: minha história; nossas histórias

Projeto interdisciplinar para Ensino Médio propõe o contato com a obra de escritoras negras, através da pesquisa e da contação de histórias.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver várias mãos escrevendo e desenhando em folhas de papel. Ilustradora: Barbara Quintino.

Reconstruindo a percepção de Gênero a partir das Práticas Corporais de Lutas

Plano de aula de Educação Física para Ensino Fundamental II trabalha construções sociais de gênero e seus reflexos nas práticas corporais de lutas.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver quatro pessoas praticantes de diferentes esportes: natação, basquete, futebol e tênis. No chão, há linhas que lembram a divisão de uma quadra. Ilustradora: Barbara Quintino.

Diferentes formas de ser

A proposta busca estimular processos de autoconhecimento e percepção, assim como empatia e alteridade

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver várias mãos escrevendo e desenhando em folhas de papel. Ilustradora: Barbara Quintino.

Construindo uma história local a partir da visão e ação das mulheres locais

Voltada ao Ensino Fundamental II e Médio, a sequência didática de Rutemara Florêncio propõe construir uma história local a parte e entrevistas com mulheres.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Sobrepostos a um mapa, há seis rostos de mulheres. Ilustradora: Barbara Quintino.