Marielle Franco: semente que inspira meninas e mulheres dentro e fora da escola

Confira planos de aula que exaltam a luta de mulheres como Marielle contra a violência política e as desigualdades de gênero

O assassinato de uma das principais vozes das mulheres na política completa cinco anos sem resolução. A vereadora Marielle Franco, mulher negra e cria da favela da Maré, iniciou sua militância em prol dos direitos humanos ainda quando fazia cursinho pré-vestibular. De acordo com o Instituto que leva seu nome, trabalhou em organizações da sociedade civil e coordenou a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), além de construir coletivos e movimentos feministas, negros e de favelas.

O legado de Franco virou semente e, assim como outras tantas mulheres de luta, tem inspirado trajetórias de meninas e mulheres no combate à violência de gênero, política, ao machismo e ao racismo. A fim de seguir espalhando as histórias e tirando da invisibilidade a atuação de tantas outras mulheres na política, na literatura, nos movimentos sociais e levá-las para dentro dos muros das escolas, educadoras criam propostas de planos de aula e sequências didáticas.

Confira abaixo quatro ideias para trabalhar em sua escola e que enaltecem o legado das mulheres de luta.

Mulheres incríveis 

Para desconstruir a ideia de inferioridade da mulher e possibilitar uma leitura crítica de mundo para meninas, meninos e menines, a proposta é que, a partir das biografias das Mulheres incríveis, os estudantes façam um jogo “Quem sou seu?” para compartilharem o que aprenderam. Entre as figuras estão: Marielle Franco, Carolina de Jesus, Ivone Lara, Laudelina de Campos, Dandara, Aqualtune, Conceição Evaristo, Malala, Frida Kahlo e Rosa Parks. Confira os detalhes aqui!

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem há várias pessoas de braços levantados. Algumas delas portam cartazes em que é possível ver os dizeres: 'eu, mulher negra resisto', 'na luta por respeito'. Ilustradora: Barbara Quintino.
Ilustração: Barbara Quintino (@Barah.ilustra)

As mulheres no Cangaço

Este plano de aula apresenta uma proposta que localiza as mulheres no Cangaço, sua importância nas revoltas do período da primeira República e sua luta contra as desigualdades de gênero. Saiba mais neste link!

Narrativas Negras e Carolina de Jesus no fortalecimento da igualdade de gênero

Esta sequência didática que pode ser trabalhada com as disciplinas de Língua Portuguesa, Artes e História tem como principais objetivos fazer com que estudantes percebam como escritoras negras são invisibilizadas, e também contribuir não só para a valorização dessas escritoras mas para a diminuição das desigualdades de gênero. Leia mais aqui!

Rainhas e Deusas: herança africana e resistência da mulher negra

O plano tem como foco apresentar o papel histórico de lideranças femininas em muitos reinos africanos, bem como abordar o papel de resistência da mulher negra no Brasil desde os tempos coloniais, identificando também as personalidades negras marcantes em nossa história. Confira mais aqui.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Na imagem, é possível ver porta-retratos fotos de famílias. Ilustradora: Barbara Quintino.
Ilustração: Barbara Quintino (@Barah.ilustra)

.