Edital Igualdade de Gênero: confira nova lista de planos disponíveis

Desde 2020, o Edital vem buscando promover experiências de profissionais da educação sobre igualdade de gênero nas escolas. A segunda lista de planos aprovados da última edição segue disponível no site Gênero e Educação.

Ilustração de plano de aula do edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. No centro da imagem há uma menina negra sentada em uma cadeira lendo um livro. Na capa do livro, há uma flor e está grafado 'futuro'. Ao fundo, há dois quadros na parede: um com um punho cerrado e outro com o espelho de vênus. Ilustradora: Barbara Quintino.

Em celebração ao Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher, o projeto Gênero e Educação disponibiliza 13 novas propostas pedagógicas publicadas em seu Banco de Planos público. Aprovadas durante o Edital Igualdade de Gênero na Educação Básica 2022, as últimas propostas estavam sob revisão e receberam recomendações do Comitê de Seleção para complementação e ajustes.

A fim de reunir e divulgar mais propostas focadas no trabalho com crianças e adultos, a segunda edição do Edital convidou profissionais, grupos de pesquisa, coletivos e organizações a construírem e inscrevem planos de aulas, planos de atividade, práticas cotidianas, sequências didáticas ou relatos de experiência sobre atividades comprometidas com a igualdade de gênero na Educação Infantil e na Educação de Jovens e Adultos. 

Confira a lista das novas propostas que  já estão no site Gênero e Educação:

Educação Infantil

  • Construção de gênero: narrativas de crianças dançantes
    Virginia Costa Alves
  • O Cravo brigou com a Rosa: repensando as relações de gênero na cantiga de roda
    Renata Santos Pedreira
  • Beleza, gênero e criança quilombola: infância sem preconceito no Quilombo Catucá – Bacabal/MA
    Vanderlucia Cutrim de sousa
  • Meninas também jogam futebol
    Nathalia Cristina Servadio
  • Pipo e Fifi: conhecer para prevenir
    Cristiane Pereira Lima e Léia Teixeira Lacerda
  • Uma profissão para uma princesa
    Daniela Maria Granja Peixoto
  • Era uma vez… uma pessoa – introdução aos direitos humanos numa perspectiva de gênero
    Glauce Stumpf
  • Arco-Íris, Cores e Afetos
    Luciana Lage de Souza

Educação de Jovens e Adultos

  • A importância das aulas de inglês na desconstrução da desigualdade de gênero
    Jussara Barbosa da Silva Gomes e Larissa de Pinho Cavalcanti
  • Identidade: Quem sou Eu? Quem somos nós
    Severino Alves Reis
  • Desigualdade de Gênero e Teatro do Oprimido: (re) escrevendo narrativas.
    Elisângela Cristina Siqueira de Melo
  • Fanzine como potência educativa no combate à violência doméstica
    Marcielly Cristina Moresco
  • Contracepção: Responsabilidade Compartilhada
    Maíra Mello Rezende Valle e Daiany Assunção de Sá

Sobre o Edital Igualdade de Gênero

O Edital teve seu início em 2020, convidando escolas, universidades, organizações da sociedade civil, coletivos juvenis, movimentos sociais e profissionais de educação de todo o país a enviarem planos de aula, planos de atividade, projetos interdisciplinares e sequências didáticas didáticas. Em seu lançamento, o Gênero e Educação contou com mais de 270 inscrições.

Com inscrições abertas em novembro de 2021, a segunda edição do edital focou na Educação Infantil e na Educação de Jovens e Adultos. Foram recebidas mais 80 propostas, das quais 26 foram aprovadas pelos Comitê de Seleção para integrarem o banco de planos de aula do Gênero e Educação.

Assista a cerimônia de reconhecimento público das propostas criativas do Edital de 2022:

Edital Igualdade de Gênero na Educação Básica 2022 – Cerimônia de Reconhecimento Público

Vem aí: Edital Igualdade de Gênero 2023

Agora, o Banco de Planos conta com mais de 120 propostas disponíveis para download em PDF gratuito. Em março de 2023, estará aberto o período de inscrições para a terceira edição do Edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Desta vez,  escolas, universidades, organizações da sociedade civil, coletivos juvenis, movimentos sociais e profissionais da educação de todo o país poderão participar enviando propostas de atividades pedagógicas e relatos de experiência voltados para toda a educação básica – da educação infantil até o ensino médio – e que estejam comprometidas com a igualdade de gênero nas instituições de ensino.

Para mais informações ou dúvidas, acompanhe as redes sociais da Ação Educativa, a página Gênero e Educação ou entre contato com o projeto via e-mail: generoeeducacao@acaoeducativa.org.br