Edital Igualdade de Gênero: confira nova lista de planos disponíveis
Desde 2020, o Edital vem buscando promover experiências de profissionais da educação sobre igualdade de gênero nas escolas. A segunda lista de planos aprovados da última edição segue disponível no site Gênero e Educação.
Em celebração ao Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher, o projeto Gênero e Educação disponibiliza 13 novas propostas pedagógicas publicadas em seu Banco de Planos público. Aprovadas durante o Edital Igualdade de Gênero na Educação Básica 2022, as últimas propostas estavam sob revisão e receberam recomendações do Comitê de Seleção para complementação e ajustes.
A fim de reunir e divulgar mais propostas focadas no trabalho com crianças e adultos, a segunda edição do Edital convidou profissionais, grupos de pesquisa, coletivos e organizações a construírem e inscrevem planos de aulas, planos de atividade, práticas cotidianas, sequências didáticas ou relatos de experiência sobre atividades comprometidas com a igualdade de gênero na Educação Infantil e na Educação de Jovens e Adultos.
Confira a lista das novas propostas que já estão no site Gênero e Educação:
Educação Infantil
- Construção de gênero: narrativas de crianças dançantes
Virginia Costa Alves
- O Cravo brigou com a Rosa: repensando as relações de gênero na cantiga de roda
Renata Santos Pedreira
- Beleza, gênero e criança quilombola: infância sem preconceito no Quilombo Catucá – Bacabal/MA
Vanderlucia Cutrim de sousa
- Meninas também jogam futebol
Nathalia Cristina Servadio
- Pipo e Fifi: conhecer para prevenir
Cristiane Pereira Lima e Léia Teixeira Lacerda
- Uma profissão para uma princesa
Daniela Maria Granja Peixoto
- Era uma vez… uma pessoa – introdução aos direitos humanos numa perspectiva de gênero
Glauce Stumpf
- Arco-Íris, Cores e Afetos
Luciana Lage de Souza
Educação de Jovens e Adultos
- A importância das aulas de inglês na desconstrução da desigualdade de gênero
Jussara Barbosa da Silva Gomes e Larissa de Pinho Cavalcanti
- Identidade: Quem sou Eu? Quem somos nós
Severino Alves Reis
- Desigualdade de Gênero e Teatro do Oprimido: (re) escrevendo narrativas.
Elisângela Cristina Siqueira de Melo
- Fanzine como potência educativa no combate à violência doméstica
Marcielly Cristina Moresco
- Contracepção: Responsabilidade Compartilhada
Maíra Mello Rezende Valle e Daiany Assunção de Sá
Sobre o Edital Igualdade de Gênero
O Edital teve seu início em 2020, convidando escolas, universidades, organizações da sociedade civil, coletivos juvenis, movimentos sociais e profissionais de educação de todo o país a enviarem planos de aula, planos de atividade, projetos interdisciplinares e sequências didáticas didáticas. Em seu lançamento, o Gênero e Educação contou com mais de 270 inscrições.
Com inscrições abertas em novembro de 2021, a segunda edição do edital focou na Educação Infantil e na Educação de Jovens e Adultos. Foram recebidas mais 80 propostas, das quais 26 foram aprovadas pelos Comitê de Seleção para integrarem o banco de planos de aula do Gênero e Educação.
Assista a cerimônia de reconhecimento público das propostas criativas do Edital de 2022:
Vem aí: Edital Igualdade de Gênero 2023
Agora, o Banco de Planos conta com mais de 120 propostas disponíveis para download em PDF gratuito. Em março de 2023, estará aberto o período de inscrições para a terceira edição do Edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Desta vez, escolas, universidades, organizações da sociedade civil, coletivos juvenis, movimentos sociais e profissionais da educação de todo o país poderão participar enviando propostas de atividades pedagógicas e relatos de experiência voltados para toda a educação básica – da educação infantil até o ensino médio – e que estejam comprometidas com a igualdade de gênero nas instituições de ensino.
Para mais informações ou dúvidas, acompanhe as redes sociais da Ação Educativa, a página Gênero e Educação ou entre contato com o projeto via e-mail: generoeeducacao@acaoeducativa.org.br