Documentário LIMIAR tem pré-estreia online nesta terça-feira (10/8)

Documentário foi realizado por Coraci Ruiz durante três anos, enquanto acompanhava a transição de gênero de seu filho. Pré-estreia será transmitida no YouTube da TaturanaMobi.

Documentário LIMIAR tem pré-estreia online nesta terça-feira (10/8)

“Limiar” é um documentário de longa-metragem dirigido por Coraci Ruiz sobre a sua experiência como mãe de um adolescente transgênero. O filme foi produzido em Campinas pelo Laboratório Cisco, produtora de filmes e séries para TV sediada em Barão Geraldo, que tem 18 anos de atividades ininterruptas e diversos projetos premiados na bagagem. Realizado em paralelo com a tese de doutorado da diretora, defendida em setembro de 2020 na Unicamp, o filme não contou com nenhum financiamento público ou patrocínio.

O documentário se revelou um sensível exemplo de diálogo inter-geracional e acolhimento de um jovem transgênero pela família, e portanto uma importante ferramenta de transformação social para uma população altamente vulnerável. Por esse potencial, foi selecionado pela instituição britânica Doc Society para participar do Goodpitch Brasil, evento que ajuda a desenvolver e impulsionar campanhas de impacto social para documentários engajados. Com o objetivo de ajudar a reduzir a transfobia nos lares e escolas onde existem jovens questionando o seu gênero, a distribuição do filme está sendo pensada pela Taturana Mobilização Social.

Sinopse

“Limiar” é um documentário autobiográfico realizado por uma mãe que acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente: entre 2016 e 2019 ela o entrevista abordando os conflitos, certezas e incertezas que o perpassam numa busca profunda por sua identidade. Ao mesmo tempo a mãe, revelada por meio de uma narração em primeira pessoa e por sua voz que conversa com o filho por detrás da câmera, passa ela também por um processo de transformação que a obriga a romper velhos paradigmas, enfrentar medos e desmantelar preconceitos.

Limiar / Threshold – Teaser

Pré-estreia

O lançamento do filme acontecerá na próxima terça-feira (10/08), às 19h. O evento conta com o debate “TRANSvivências: Diversificando a Educação”, com a participação de Alexya Salvador (pastora presbiteriana e transfeminista), Helena Soares Meireles (professora trans da rede municipal de Porto Alegre) e Paula Beatriz (primeira diretora escolar trans da rede estadual de São Paulo. Foi integrante do comitê de seleção do Edital Igualdade de Gênero na Educação Básica).

O documentário Limiar ficará disponível online gratuitamente por 24h, a partir das 21h do dia 10 de agosto.

Para participar, acesse e preencha o seguinte formulário: Estreia LIMIAR

Programação completa e debates onlines

10/08 (terça-feira)

19h | Debate “TRANSvivências: Diversificando a Educação”. Abertura com All Ice, participação de Paula Beatriz, Alexya Salvadora, Helena Soares Meireles e mediação de Alexsandro Santos. Participação da diretora Coraci Ruiz. Transmissão: YouTube da Escola do Parlamento CMSP e TaturanaMobi

21h |Exibição do filme LIMIAR. Pré-estreia disponível até às 21h do dia 11/08 (quarta-feira). Transmissão pelo YouTube da TaturanaMobi

17/08 (terça-feira)

19h | Debate TRANSCIDADANIA: Políticas Públicas, inserção Social, e a Garantia de Direitos LGBTQIA+. Transmissão pelo YouTube da TaturanaMobi

24/08 (terça-feira)

19h | Debate TRANSTOPIA: Audiovisual, a Sétima Arte Educadora. Transmissão pelo YouTube da TaturanaMobi

Sobre a diretora

Coraci Ruiz é formada em Dança, mestre em Cultura Audiovisual e Mídia e doutora em Multimeios, todos no Instituto de Artes da Unicamp. Trabalha como documentarista desde 2003, quando participou da fundação da produtora Laboratório Cisco, em Campinas/SP, da qual é sócia até hoje.

É diretora e fotógrafa de diversos documentários. O primeiro longa que dirigiu, “Cartas para Angola” (75′, 2012), participou de mais de 30 festivais em 16 países e foi premiado no Brasil, Angola, Portugal e Bélgica.

Atualmente trabalha no longa “Germino Pétalas no Asfalto”, selecionado para o DOC LAB do DOC SP 2020, com tutoria de Marta Andreu, onde recebeu o Prêmio Conecta Chile 2021 para participação no laboratório Work In Progress.