Do esporte a ancestralidade: Banco de Planos ganha novas propostas focadas na igualdade de gênero nas escolas

Com a inclusão de novos planos e relatos, o Banco de Planos do site Gênero e Educação já conta com 190 propostas pedagógicas, fortalecendo o direito das comunidades escolares abordarem gênero e sexualidade.

Do esporte a ancestralidade: Banco de Planos ganha novas propostas focadas na igualdade de gênero nas escolas

O projeto Gênero e Educação da Ação Educativa atualizou seu banco de planos, disponibilizando novas propostas pedagógicas em seu site, e convida as comunidades escolares a conhecerem os trabalhos dos educadores selecionados.

Em 2023, o projeto Gênero e Educação lançou a terceira edição do edital, com o tema: “Enfrentando o sexismo, racismo e a LGBTQIAfobia na escola”. Naquele ano, como parte das ações do ciclo comemorativo promovido pela Ação Educativa, pelos 20 anos da alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional pela Lei 10.639, a edição teve como objetivo selecionar propostas que dialogassem com a interseccionalidade e o combate às desigualdades de gênero e raça em espaços educacionais.


Sobre o Edital Igualdade de Gênero

A primeira edição do edital aconteceu em 2020, convidando integrantes de comunidades escolares, movimentos sociais e organizações da sociedade civil a participar. O edital recebeu mais de 270 inscrições de diversas partes do país em sua estreia.

Em uma cerimônia de reconhecimento público, o ativista e educador paquistanês Ziauddin Yousafzai – pai da ganhadora do Prêmio Nobel da Paz Malala Yousafzai – participou do evento e parabenizou os participantes. Demonstrando-se inspirado pela iniciativa, afirmou que a igualdade de gênero é um elemento fundamental na educação de estudantes e que sua abordagem protege meninas da violência.

“Como para como pai e professor, quero dizer que a igualdade de gênero é o valor mais importante que precisamos transmitir aos nossos filhos por meio da educação. Costumo dizer que, qualquer sistema educacional que não transmita o valor da igualdade aos nossos filhos, significa que há algo de errado com a qualidade da educação” afirmou o educador.


Novas propostas no Banco de Planos

Após análise da equipe do projeto, novas propostas foram recentemente adicionadas ao Banco de Planos Igualdade de Gênero, disponível gratuitamente no site. As iniciativas incluem desde planos de aula até relatos de experiências, abordando diferentes perspectivas e contextos educacionais.

Do esporte à ancestralidade, em diferentes espaços e contextos, os temas das propostas estabelecem a dimensão de gênero como um campo frutífero para o diálogo, a troca de experiências e a construção de relações e afetos.

As propostas abordam desafios como as desigualdades de gênero e raça na tecnologia e no futebol, além de incentivarem e apresentarem caminhos para discutir temas como racismo e ancestralidade não somente nas disciplinas de humanas, mas também nas aulas de biologia.

Título da propostaAutoria
Trabalhar em redes e teias: Coletivo ERER+T. Angel
Desconstruindo estereótipos: Diálogos sobre igualdade de gênero na escolaJaqueline Batista Cordeiro e Henrique Fernando Peres
Ancestralidade para além dos genesRavenna Horana Alves da Silva
Girls Evolution: Promoção da cultura esportiva feminina negraMarielson Nascimento Alves
Mulheres nas áreas de Ciências e TecnologiaJanaina Martins de oliveira
Galinha Pintadinha e os estigmas sociais: Uma reflexão críticaCarla Santos Pinheiro
Mas só tem curso de menino? Promovendo reflexões de gênero em aulas de inglêsLeonardo da Silva

Vem aí o Edital Igualdade de Gênero 2025

Em abril, a Ação Educativa lançará publicamente a quarta edição do Edital Igualdade de Gênero na Educação Básica, convidando comunidades escolares, estudantes, profissionais da educação, pesquisadores, arte-educadores, movimentos sociais, coletivos juvenis, artísticos e literários, além de organizações da sociedade civil, a inscreverem suas propostas. Mais informações estão disponíveis no site generoeeducacao.org.br.

Dúvidas e informações:
generoeeducacao@acaoeducativa.org.br