A educação de meninas negras em tempos de pandemia: o aprofundamento das desigualdades

Publicação analisa a percepção de famílias, docentes e organizações de sociedade civil sobre a educação de meninas negras durante a pandemia de Covid-19.

Imagem de capa da publicação "A educação de meninas negras em tempos de pandemia". Na imagem, há uma ilustração de uma menina negra sentada no chão de pernas cruzadas.

Realizada pelo Geledés – Instituto da Mulher Negra, a publicação “A educação de meninas negras em tempos de pandemia: o aprofundamento das desigualdades” é resultado de uma pesquisa que analisa a percepção de famílias, docentes e organizações de sociedade civil sobre a educação de meninas negras durante a pandemia de Covid-19. Lançado em 2021, o documento foi coordenado por Suelaine Carneiro e redigido por Jaqueline Lima Santos.

  • Qual o perfil das crianças e adolescentes que acessam as atividades remotas/virtuais?
  • Qual o perfil daqueles/as que não acessam tais atividades? Por quais motivos não o fazem?
  • Como se caracteriza o vínculo dessas crianças e desses adolescentes com a escola? Este se mantém?
  • Ocorreu, nesse período, algum tipo de intervenção para que houvesse a preservação desse vínculo?

São algumas das perguntas que a pesquisa busca responder. A pesquisa foi realizada no município de São Paulo e contou com o apoio da Brazil Foundation.

Baixe aqui a íntegra da pesquisa "A educação de meninas negras em tempos de pandemia: o aprofundamento das desigualdades"