Pesquisa Educação, Valores e Direitos

A pesquisa analisou a percepção da população sobre educação sexual, cotas raciais, ensino domiciliar e outros temas considerados polêmicos no campo da Educação. Os resultados revelam a falta de adesão ao discurso ultraconservador.

Como a população percebe as ofensivas ultraconservadoras na educação como a censura à igualdade de gênero, educação sexual e a outros temas considerados políticos, a militarização de escolas, a educação domiciliar, o enfrentamento ao racismo? Quais deveriam ser as prioridades para a política educacional?

A pesquisa Educação, Valores e Direitos buscou responder a essas questões, identificando desafios e contradições e trazendo resultados que fortalecem a defesa de uma educação democrática, de qualidade, que enfrente nossas imensas desigualdades – questão central para o processo eleitoral de 2022.

Assista a apresentação da Pesquisa – Qual a adesão da população às agendas ultraconservadoras na educação? (24/08)

Coordenação da Pesquisa: Ação Educativa e Cenpec

Parceria: Articulação em Defesa do Direito à Educação e contra a Censura nas Escolas

Realização: Agência Plano CDE, Centro de Estudos em Opinião Pública (Cesop/Unicamp) e Instituto Datafolha

Cofinanciamento: Fundo Malala

Parceiros: ANPED, ANPAE, ANTRA, ANAJUDH, CNTE, Cidade-Escola Aprendiz, Cladem, Conectas, Geledés, Movimento dos Professores contra o Escola sem Partido, Observatório Sexualidade e Política/ABIA, Observatório da Laicidade na Educação, Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala, Rede Escola Pública e Universidade e Centro de Formação Educação Popular e Direitos Humanos da Ação Educativa.

BAIXE O RELATÓRIO DA PESQUISA ABAIXO

Download PDF