Gênero e Educação: ofensivas reacionárias, resistências democráticas e anúncios pelo direito humano à educação

O livro reúne 20 artigos que falam sobre o enfrentamento da censura na educação e compartilham estratégias que possam fortalecer redes que lutam por uma educação de qualidade.

Ao fim do governo Bolsonaro, livro reflete sobre resistências à ofensiva ultraconservadora na educação
Ao fim do governo Bolsonaro, livro reflete sobre resistências à ofensiva ultraconservadora na educação


Existe uma profunda interdependência entre educação e democracia. Nos últimos anos, ambas vêm sofrendo um pesado ataque de movimentos autoritários e fundamentalistas. A ofensiva ultraconservadora, que teve um de seus momentos-chave na eleição de Jair Bolsonaro à Presidência da República em 2018, sucedeu em promover perseguições, censura e assédio nas escolas, promovendo um clima de desconfiança e medo e fomentando a autocensura.

Construído como parte do projeto Gênero e Educação, desenvolvido pela Ação Educativa, com apoio do Fundo Malala, este livro foi produzido no marco de duas redes das quais a Ação Educativa faz parte a Articulação contra o Ultraconservadorismo na Educação: em defesa do direito à educação e contra a censura nas escolas e a Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala no Brasil. Os artigos aqui reunidos buscam ampliar a compreensão do fenômeno ultraconservador, compartilhar estratégias de incidência política e refletir sobre a resistência de quem mais sofre com o acirramento das desigualdades: mulheres, a população negra, LGBTQIA+, indígenas, quilombolas, entre outros segmentos. Este livro mostra que o caminho é longo, mas que há muita esperança na garantia do direito à educação inclusiva e com qualidade.

Download PDF