Campanha #EscoladeQualidade

Com uma série de vídeos, entidades buscam fortalecer educadoras/es e comunidades escolares para enfrentar perseguições e a autocensura

Uma escola de qualidade é aquela que garante a circulação de ideias, protege os estudantes e fala de igualdade gênero em sala de aula!

Em 2020, em diversos julgamentos, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu pela inconstitucionalidade de leis que buscavam censurar a abordagem de gênero, raça e sexualidade nas escolas. Essas iniciativas violavam o direito de estudantes a uma educação crítica, livre de preconceitos e sem violência.

Nesta sequência de vídeos iremos falar sobre diversos tipos de tentativas de censura em sala de aula e traduzir as decisões recentes do STF sobre dever do governo em garantir a promoção da igualdade de gênero nas escolas para uma educação de qualidade.

Quando uma escola é ameaçada, o trabalho em rede é fundamental. Conheça o material da campanha #EscoladeQualidade, iremos reunir todos os vídeos aqui:

1 – #EscoladeQualidade cuida, protege e fala de igualdade de gênero

O que acontece se a gente não fala de gênero e raça nas escolas? Para garantir a proteção de crianças e adolescentes, os espaços educativos devem reconhecer que possuem um papel fundamental para o enfrentamento das desigualdades!

Campanha #EscoladeQualidade | Escola cuida, protege e fala de igualdade de gênero

2 – #EscoladeQualidade: Educação de qualidade não combina com censura!

Uma escola de qualidade é aquela que garante a liberdade para aprender, ensinar, pesquisar, refletir e perguntar. Tem ciência, arte, debate e participação. Nenhuma escola deve ser silenciada!