Você tem medo de quê?

Estado: Pernambuco (PE)

Etapa de Ensino: Ensino Médio

Modalidade:

Disciplina: Filosofia, Geografia, História, Sociologia

Formato: Presencial

Sou professor licenciado e pós-graduado em História. Há 15 anos leciono como professor efetivo da Rede Estadual de Educação de Pernambuco, atuando nas disciplinas de Ciências Humanas e Sociais. Também atuo junto aos movimentos sociais e políticos. Casado e pai de dois filhos. Residente na Cidade de Surubim, Pernambuco.

Objetivos


  • Promover ações educativas, acerca das relações de gênero e da diversidade sexual, com o intuito de uma maior conscientização e, consequentemente, um ambiente escolar mais significado e humanizado;

  • Elencar as principais formas de opressão machista, fazendo um paralelo com as proposições feministas, em vista de relações de gênero harmônicas;

  • Conhecer e respeitar as diversas formas de orientação sexual, com o propósito de combater a LGBTfobia e respeitar os Direitos Humanos.

Conteúdo


  • Feminismo X Machismo;

  • LGBTfobia X Direitos Humanos.

Metodologia

Mesa redonda com convidados/as envolvidos/as diretamente nas temáticas; rodas de conversas; concurso de redação; exposição artística (desenhos, pinturas, fotografias...); aula pública de cidadania na praça e apresentações artístico-culturais.

Recursos Necessários

Serviço de som ambiente, som portátil, computador com internet, banners, material gráfico, dentre outros.

Duração Prevista

Encontro de abertura (mesa redonda); quatro encontros com rodas de conversa); culminância e aula de cidadania na praça.

Período de duração: um semestre. As rodas de conversas serão realizadas no contraturno.

Processo Avaliativo

Participação nos preparativos e apresentações dos resultados - 10,0 para as disciplinas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia;

Pontuação para os(as) alunos (as) que participarem do concurso de redação e os que contribuírem para a exposição de arte, oferecidas pelos professores(as) de Português e Arte.

Referências Bibliográficas

BARREIROS, Claudia Hernandes. Quando a diferença é motivo de tensão: um estudo de currículos praticados em classes iniciais do ensino fundamental. Tese de doutorado. Programa de pós graduação em educação. PUC-Rio, 2006.; Pedagogia da Sexualidade. in:LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado. Belo Horizonte: Autêntica, 2010; NOGUEIRA, Lima. Travestis na escola: assujeitamento e resistência à ordem normativa/Lima Nogueira: editora Léa Carvalho. 1. Ed.- Rio de janeiro: Metanoia, 2015.

DOWNLOAD