Vida sem violência é direito

Estado: Rio de Janeiro (RJ)

Etapa de Ensino: Ensino Médio

Modalidade: Educação de Jovens e Adultos

Disciplina: Artes

Formato: Presencial

Sou assistente social, mestra em Serviço Social, especialista em saúde da mulher. Coordenei o grupo de Mulheres na Casa da Mulher Carioca no Rio. Pesquisadora no campo da Violência de gênero e políticas para mulheres. Co-coordenei projeto social de artes plásticas no Morro do Cantagalo, zona sul do Rio, onde vivo. Este projeto foi patrocinado em 2016/17 pelo Ministério da Cultura (Edital: bolsa para a artistas e produtores negros/ fizemos atividades para crianças e adolescentes). Fiz o Curso de Facilitadoras da CEPIA em 2019. Criei o Coletivo Feminista de práticas em saúde durante a Residencia Multi em saúde da mulher na UFRJ. Fiz graduação e as pós em Universidade Pública. Hoje faço uma assessoria em formação política, políticas públicas e introdução aos direitos humanos para uma amiga candidata a vereadora. Também faço assessoria em prevenção e estratégia de enfrentamento da violência doméstica contra a mulher, tema que pesquiso desde a iniciação científica na graduação na Escola de Serviço Social da UFRJ (concluída em 2013). Atuo hoje também com assistente social no SUS.

Objetivos

Realizar atividades de prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra a mulher.

Conteúdo

Bases das expressões da violência de gênero. Luta de Movimento de Mulheres e feminismos. Políticas para mulheres. Principais bases de dados dos crimes de violência contra a mulher.

Metodologia

Rodas de conversa e debates; apresentação de vídeos/ documentários e realização de dinâmicas de grupo.

Recursos Necessários

Datashow, caixa de som, notebook, pendrive, folhas de papel ofício, canetas e hidrocor.

Duração Prevista

Encontros semanais por 9 meses. Encontros com 2h de duração aproximadamente.

Processo Avaliativo

Avaliação feita em conjunto com as turmas através de questionário. Avaliações mensais com profissionais parceiros a partir de relatórios semanais elaborados após cada atividade.

Referências Bibliográficas


  • O Poder do Macho/H. Saffioti.

  • Lei Maria da Penha. 2006

  • Dossiê Mulher 2020.

  • Materiais didáticos sobre estudos de gênero para adolescentes e dinâmicas de grupo.

  • Publicações da CEPIA.

DOWNLOAD