Vida Maria: Marias e suas vidas
Estado: Goiás (GO)
Etapa de Ensino: Ensino Fundamental II
Modalidade: Educação Regular
Disciplina: História
Formato: Presencial
Doutoranda em Educação pela UFU na linha de Saberes e Práticas Educativas, e docente de História na rede pública municipal e estadual na cidade de Caldas Novas- GO. Pesquisa, desde o mestrado, a História das mulheres, relações de gênero e a participação feminina na história.
Objetivos
Objetivo geral:
• Analisar a realidade existente nas zonas rurais do Nordeste brasileiro, comparando com a realidade dos alunos que vivem na zona rural do município de Caldas Novas, além de questionar, a partir da temática da questão feminina, a não valorização do trabalho doméstico e da sobrecarga que incide sobre as mulheres.
Objetivos específicos:
• Identificar as características histórico-geográficas do Nordeste brasileiro comparando-as com a região Centro-Oeste;
• Comparar as condições das pessoas que vivem no campo nas duas regiões;
• Questionar o porquê de o trabalho doméstico ser visto como uma obrigação feminina e por que não é visto como uma tarefa de destaque e valor na sociedade;
• Compreender de que maneiras o trabalho doméstico sobrecarrega as meninas e mulheres;
• Compreender como a educação formal pode ser uma quebra de ciclo na vida dessas meninas.
• Analisar a realidade existente nas zonas rurais do Nordeste brasileiro, comparando com a realidade dos alunos que vivem na zona rural do município de Caldas Novas, além de questionar, a partir da temática da questão feminina, a não valorização do trabalho doméstico e da sobrecarga que incide sobre as mulheres.
Objetivos específicos:
• Identificar as características histórico-geográficas do Nordeste brasileiro comparando-as com a região Centro-Oeste;
• Comparar as condições das pessoas que vivem no campo nas duas regiões;
• Questionar o porquê de o trabalho doméstico ser visto como uma obrigação feminina e por que não é visto como uma tarefa de destaque e valor na sociedade;
• Compreender de que maneiras o trabalho doméstico sobrecarrega as meninas e mulheres;
• Compreender como a educação formal pode ser uma quebra de ciclo na vida dessas meninas.
Conteúdo
• Características histórico-geográficas das regiões Nordeste e Centro-oeste;
• Trabalho doméstico versus trabalho remunerado.
• Trabalho doméstico versus trabalho remunerado.
Metodologia
• A atividade se desenvolverá de forma interdisciplinar com Geografia e História, em três aulas de 50 minutos, para turmas do 7º ano do Ensino Fundamental;
• Primeira aula:
Os alunos assistirão o curta-metragem Vida Maria - https://www.youtube.com/watch?v=yFpoG_htum4&t=455s;
Depois, será feita uma grande Roda de Conversa, sobre o que mais chamou a atenção do vídeo; um aluno para anota as principais discussões;
10 minutos antes do término da aula, pedir que seja lido todos os pontos que eles destacaram, e aos poucos, as professoras poderão ir “ligando” os pontos com o vídeo.
• segunda aula:
A professora de Geografia apresentará imagens da fauna e flora das regiões Nordeste e Centro-oeste (pode ser via power point, internet, ou imagens impressas). É importante que ela destaque as principais diferenças geográficas, mas, que também apresente como o trabalho no campo se iguala em diversos aspectos nas duas regiões. E como o trabalho considerado “feminino” nas duas regiões não divergem.
Nessa mesma aula, a professora de História, apresentará as condições da formação histórica da região Nordeste, de forma resumida, comparando-as com a região Centro-Oeste.
Se houver alunos da zona rural, pedir que eles falem sobre as suas experiências.
• Terceira aula:
Pedir que respondam à atividade em dupla (20 minutos):
A menina Maria José precisou desistir de seus sonhos? Por quê?
Podemos afirmar que essa ainda é a realidade de muitas meninas, que param de estudar para assumir os afazeres domésticos e “ajudar” suas famílias?
Que impacto tem isso na vida dessas meninas?
A educação não é a única forma de conquistar sonhos e alterar a forma de vida, mas ela auxilia. Você concorda?
Por que, em sua opinião, o trabalho doméstico não é valorizado em nossa sociedade? O que é preciso fazer para mudar essa situação?
• Abrir uma Roda de conversa para as discussões (20 minutos);
• Encerrar perguntando o que eles aprenderam e consideram mais significativo.
• Primeira aula:
Os alunos assistirão o curta-metragem Vida Maria - https://www.youtube.com/watch?v=yFpoG_htum4&t=455s;
Depois, será feita uma grande Roda de Conversa, sobre o que mais chamou a atenção do vídeo; um aluno para anota as principais discussões;
10 minutos antes do término da aula, pedir que seja lido todos os pontos que eles destacaram, e aos poucos, as professoras poderão ir “ligando” os pontos com o vídeo.
• segunda aula:
A professora de Geografia apresentará imagens da fauna e flora das regiões Nordeste e Centro-oeste (pode ser via power point, internet, ou imagens impressas). É importante que ela destaque as principais diferenças geográficas, mas, que também apresente como o trabalho no campo se iguala em diversos aspectos nas duas regiões. E como o trabalho considerado “feminino” nas duas regiões não divergem.
Nessa mesma aula, a professora de História, apresentará as condições da formação histórica da região Nordeste, de forma resumida, comparando-as com a região Centro-Oeste.
Se houver alunos da zona rural, pedir que eles falem sobre as suas experiências.
• Terceira aula:
Pedir que respondam à atividade em dupla (20 minutos):
A menina Maria José precisou desistir de seus sonhos? Por quê?
Podemos afirmar que essa ainda é a realidade de muitas meninas, que param de estudar para assumir os afazeres domésticos e “ajudar” suas famílias?
Que impacto tem isso na vida dessas meninas?
A educação não é a única forma de conquistar sonhos e alterar a forma de vida, mas ela auxilia. Você concorda?
Por que, em sua opinião, o trabalho doméstico não é valorizado em nossa sociedade? O que é preciso fazer para mudar essa situação?
• Abrir uma Roda de conversa para as discussões (20 minutos);
• Encerrar perguntando o que eles aprenderam e consideram mais significativo.
Recursos Necessários
Televisor, notebook e cabo HDMI – ou se preferir pen drive (com o curta-metragem Vida Maria);
Papel e caneta para as anotações;
Quadro e pincel, ou giz;
Imagens da flora e fauna das regiões Nordeste e Centro-Oeste(podem ser impressas, ou via data-show);
As questões da terceira aula impressas ou xerocopiadas (quantidade dependerá do número de alunos na sala de aula).
Papel e caneta para as anotações;
Quadro e pincel, ou giz;
Imagens da flora e fauna das regiões Nordeste e Centro-Oeste(podem ser impressas, ou via data-show);
As questões da terceira aula impressas ou xerocopiadas (quantidade dependerá do número de alunos na sala de aula).
Duração Prevista
Três aulas de 50 minutos;
Processo Avaliativo
A avaliação se desenvolverá ao longo das três aulas com a participação dos estudantes tanto nas discussões quanto na resolução da atividade proposta.
Observações
Apesar de ser uma atividade simples, acredito que é possível levar as discussões sobre a desigualdade de gênero nas salas de aula, de uma forma em que os alunos não só participem das discussões, mas compreendam a importância de se debater temas considerados polêmicos na sociedade.
Referências Bibliográficas
Vida Maria. Diretor e Produtor Márcio Ramos. Distribuição VIACG Produção Digital. Ceará, 2006. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yFpoG_htum4&t=455s . Acesso em: 01 mai. 2023.