Versos empenhados contra a violência a mulher

Estado: Maranhão (MA)

Etapa de Ensino: Ensino Fundamental II

Modalidade: Educação Regular

Disciplina: História, Língua Portuguesa

Formato: Presencial

Mestra em Ciências da Educação pela Universidade de San Lourenzo - Assuncion/PY, Pós-Graduada em Supervisão Educacional (PUC-MG); Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (1995), exerce atualmente a função de secretária municipal de educação, ciências e tecnologia na Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia de Caxias (MA). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, homem, sociedade, filosofia, projeto politico pedagógico, formação de professores e gestão escolar.

Doutora em Estudos Literários (Área de concentração: Literatura Brasileira) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Autora de dois livros de poesias: Estrada Virgem (1997) e Gel em Chamas (2008).

Graduada em Serviço Social, pós graduada em Gestão de Políticas Públicas, pela Universidade Federal do Maranhão, atualmente coordenadora do programa municipal Plantão Socioeducacional.

Como foi a experiência

A escola, além de ser um espaço de vivência, do ensinar, do aprender, de ser um ponto de encontro e de convivência social, é um palco potencial à fecundação da cidadania. Foi esse conhecimento que impulsionou e motivou a execução do presente projeto, que traz em uma experiência única e comprova que a escola tem um papel importantíssimo na preparação do aluno para sociedade.

O projeto possui como objetivos:

  • Promover a conscientização dos estudantes acerca da criminalização da prática da violência doméstica e familiar contra a mulher;
  • Capacitar os educadores para o desenvolvimento de atividades no âmbito escolar, com a finalidade de desconstruir a cultura de violência em desfavor do gênero feminino;
  • Ressaltar a importância da Lei Maria da Penha em sala de aula, conscientizando a comunidade escolar acerca da necessidade de se combater e prevenir a violência doméstica contra a mulher;
  • Despertar o protagonismo juvenil nas ações de prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência contra a criança, o adolescente e a mulher.

Pessoas envolvidas

Estudantes adolescentes, jovens, adultos, idosos, professores, gestores, coordenadores pedagógicos, assistentes sociais e comunidade escolar.

Relato da experiência

O projeto Versos Empenhados Contra a Violência é desenvolvido nas escolas de modalidade de ensino regular e na educação de jovens adultos e idosos, onde são desenvolvidas ações como: cursos, oficinas, produção textual e palestras acerca da temática, envolvendo professores e alunos, além de material informativo sobre a história da mulher.

Os trabalhos são realizados com finalidade desenvolver a reflexão e o debate crítico sobre a violência contra a mulher e os meios de combatê-la. No decorrer das atividades, é fornecido aos estudantes e educadores um encarte informativo sobre a Lei Maria da Penha e os direitos das mulheres.

As reflexões acerca do projeto Versos EmPENHAdos Contra a Violência no ambiente cotidiano da sala de aula se dão por meio da produção de um poema. A amplitude das discussões possibilitará que professores e alunos reflitam sobre a origem e importância da Lei Maria da Penha, sobre as formas de violência abrangidas pela lei – física, psicológica, moral, sexual, patrimonial –, sobre as medidas protetivas e sobre onde procurar ajuda em situação de violência doméstica e familiar praticada contra a Mulher. As discussões são sistematizadas por professores de todas as áreas: Artes, Filosofia, História, Geografia, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Educação Física etc.

 O entendimento da a escola pass pela vivência, pelo ato do ensinar e aprender. A escola possui um papel fundamental para o desenvolvimento da cidadania. É a partir desse conhecimento que o projeto foi impulsionado, trazendo uma experiência única e comprovando que a escola tem um papel importantíssimo na preparação do estudante para sociedade.

Um grande exemplo foram os trabalhos desenvolvidos pelas(os) alunas(os): ganharam concursos de poesias feitas por eles mesmos, demonstrando dedicação acerca das temáticas trabalhadas em sala de aula.

Abaixo, a poesia campeã no concurso feita pela aluna do 9°ano Bruna Beatriz Lima da UI Profa. Rita de Cássia Azevedo:

 

A violência contra a mulher

é qualquer ato

que venha machucá-la

desde uma palavra grosseira

à morte de fato

 

Os exemplos de violência

são muito diversos

assédio, estupro, feminicídio

são todos perversos

 

Contudo os seus tipos

não se restringem a integridade corporal

além de violência física, há

psicológica como chantagem

e a violência sexual

que compreende o aborto

e por fim violência

patrimonial e a moral

 

Comum e todas as violências

As consequências existem

As inseguranças no trabalho

e dificuldade em relacionamentos

persistem.

 

Outro comportamento recorrente

E desenvolver novos vícios até

Velho que progridem

A mulher como ser humano

Deve ser bem tratado

Respeitando seus direitos

E singularidades

E acima de tudo amada.

 

Produções como essa nos motiva a trabalhar projetos em sala de aula, para combater qualquer tipo de violência de gênero.

Estratégias adotadas

As estratégias adotadas foram: 

  • No ano de 2022, foram trabalhadas as temáticas sobre a história da mulher, sobre os tipos de violência, palestras sobre a lei Maria da Penha, e outros assuntos relacionados aos direitos humanos.
  • Após as explanações, estudantes produziram poemas que reportassem de forma singular algum aspecto do tema, fazendo com que expressassem um olhar pessoal sobre a temática;
  • A/o estudante participante tinha que redigir suas ideias livremente acerca do tema proposto, sem qualquer intervenção de outra pessoa durante a produção do texto;
  • No final do ano, foi feito o concurso de redações e poemas acerca das temáticas do combate a violência contra a mulher.

Dificuldades encontradas

Um dos principais desafios foi encontrar materiais relacionados à temática com uma linguagem voltada para as crianças e adolescentes.

Outros pontos foram professores com pouca informações sobre violência de gênero, além de poucos recursos nas escolas para se trabalhar as temáticas relacionadas ao projeto.

Principais aprendizagens

Falar sobre violência gênero para crianças e adolescentes foi uma experiência única, assim como intermediar as descobertas de violências durante as rodas de conversas com os estudantes.

Despertar o protagonismo juvenil nas ações de prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência contra a criança, o adolescente e a mulher.

Referências bibliográficas

MUNDO EDUCAÇÃO. As mulheres na história. Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/as-mulheres-na-historia.htm. Acesso em: 12 abr. 2024.

INSTITUTO MARIA DA PENHA. Tipos de violência. Instituto Maria da Penha, [s.d.]. Disponível em: https://www.institutomariadapenha.org.br/lei-11340/tipos-de-violencia.html. Acesso em: 12 abr. 2024.

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