Uma experiência interdisciplinar para o ensino da cultura africana

Estado: Maranhão (MA)

Etapa de Ensino: Ensino Médio

Modalidade: Educação Profissional Tecnológica

Disciplina: Educação Física

Formato: Presencial

Olá, somos os professores proponentes da proposta da disciplina eletiva "AJAYÔ! O REI T’CHALLA ESTÁ PRESENTE", que foi concretizada no segundo semestre de 2022 no Instituto de Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), unidade Tamancão com duas turmas de primeiro ano do ensino médio. Bem, somos os três professores pretos, que ministravam as disciplinas de Educação Física (Laina), Química (Maria Rosane) e Arte (Luciano). Tivemos a ideia de transformar nosso anseio em discutir e disseminar temáticas referentes a cultura africana no âmbito do ensino médio e transformamos isso em componente curricular optativo. A experiência foi magnifica!

A experiência

A experiência da disciplina eletiva intitulada “AJAYÔ! O REI T’CHALLA ESTÁ PRESENTE” se deu em uma parceria interdisciplinar entre as disciplinas de Educação Física, Química e Arte. A ideia partiu da necessidade de discutir a respeito da cultura africana no âmbito escolar com as turmas de 1º ano do Ensino Médio, a partir de questões contextualizadas dentro de nossos respectivos componentes curriculares.

Pessoas envolvidas

Professores de Educação Física, Química e Arte além dos alunos das turmas de 1º ano do ensino médio técnico do IEMA Pleno Tamancão.

Relato da experiência

O texto visa relatar a experiência obtida durante as aulas da disciplina eletiva “Ajayô! O Rei T’Challa está presente!”, que abordou como tema central a cultura africana dentro dos componentes curriculares Educação Física, Química e Arte no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) – unidade Tamancão. O cenário deste relato acontece no IEMA – Tamancão, que fica localizado no bairro Alto da Esperança, na região Itaqui Bacanga em São Luís–MA. Essa é uma localidade próxima a uma das mais importantes zonas portuárias do Brasil que é o Porto do Itaqui.

A disciplina eletiva Ajayô! O Rei T’Challa está presente! nasceu da necessidade de discutir tópicos relacionados à cultura africana no ensino médio, levando em consideração que a escola é um ambiente plural. Inicialmente, para esta proposta, nos baseamos na promulgação da Lei 10.639/03, que estabelece a inclusão no currículo e a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira em sala de aula.

É importante proporcionar o conhecimento desses conteúdos, levando em consideração que cada cultura tem seu valor e sua contribuição para que os alunos possam reconhecer de sua identidade, dando visibilidade a um povo que foi excluído, marginalizado e que sofreu preconceito e perseguição.

Antes de colocar em prática a disciplina, foi necessário um estudo das competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que pautavam a aplicação desse conteúdo. Após a construção do guia de aprendizagem da eletiva, instrumental orientador da prática pedagógica interdisciplinar no IEMA, fomos à prática. Ao longo das aulas, em sistema de rodízio com os professores de Arte e Química, abordamos os seguintes temas: Jogos africanos; História da arte africana e Estamparia africana. Utilizamos aulas em formato de debates e falamos sobre a discriminação e racismo, oficina de danças populares, oficina de misturas de tintas feitas de forma artesanal com condimentos, assistimos e discutimos ao filme Pantera Negra e houve a apresentação teatral intitulada “Maria Firmina dos Reis – 200 anos de resistência”.

No que concerne às aulas sob a perspectiva da educação física, foi possível vivenciar a experiência dos jogos africanos em que experimentamos e conhecemos a origem de cada um deles. O espaço que utilizamos foi o refeitório da escola, pois não tínhamos quadra para a realização das atividades. Os principais jogos foram a amarelinha africana, Terra Mar; Pega a Cauda; Mamba; Neés Deguíaan e Mbube Mbube. Ao final do semestre obtivemos como produto um desfile com pinturas corporais, a apresentação da amarelinha africana e uma exposição de quadros com desenhos de formas africanas.

Considera-se importante que se desenvolvam estudos e que haja mais relatos a respeito da aplicação desse conteúdo na educação básica, como forma de visibilizar as discussões não só sobre o racismo, mas também a respeito das questões étnico-raciais, para dar aos(as) alunos(as) a oportunidade de conhecer um pouco mais da história de outros povos e culturas que outrora foram invisibilizados.

Estratégias adotadas

Realizamos uma pesquisa das principais referências que relacionam a Lei 10.639/03 aos conteúdos de nossos respectivos componentes curriculares, elencando as principais temáticas que poderiam ser trabalhadas de forma teórica por meio de exposições de falas e debates, mas também de forma prática por meio de oficinas.

Dificuldades encontradas

Falta de espaço adequado para as aulas práticas, quando chegamos ao contexto da educação física e a cultura africana; dificuldade de locomoção dos convidados para ministração das oficinas (devido à localização da nossa unidade); resistência de alguns alunos no que diz respeito às discussões de algumas temáticas específicas.

Principais aprendizagens

Considera-se importante que se desenvolvam estudos e que haja mais relatos a respeito da aplicação desse conteúdo na educação básica, como forma de visibilizar as discussões não só sobre o racismo, mas também a respeito das questões étnico-raciais, para dar aos(as) alunos(as) a oportunidade de conhecer um pouco mais da história de outros povos e culturas que outrora foram invisibilizados.

Referência bibliográfica

BRASIL. Lei nº. 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 10 jan, 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm#:~:text=LEI%20No%2010.639%2C%20DE%209%20DE%20JANEIRO%20DE%202003.&text=Altera%20a%20Lei%20no,%22%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 26 abr. 2023.

COELHO, Adryand Cesary Pinheiro et al. Diretrizes operacionais – IEMA 2022. 2022. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1efCApXrqCl8EUclKKWSwfY9bDgpof6A0. Acesso em: 26 abr. 2023.

PINTO, Helen Santos; SILVA, Luciana Soares da; NUNES, Míghian Danae Ferreira (org.). Catálogo de jogos e brincadeiras africanas e afro-brasileiras. São Paulo: Aziza Editora, 2022. ISBN 978-65-992657-2-3. Disponível em: https://anansi.ceert.org.br/biblioteca-pdf/catalogo-jogos.pdf. Acesso em: 26 abr. 2023.

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