RPG: Mais um nada comum dia na escola
Estado: Pernambuco (PE)
Etapa de Ensino: Ensino Médio
Modalidade:
Disciplina: Artes, Biologia, Educação Física, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia
Formato: Híbrido
Possui graduação nos graus de Bacharelado (2016) e Licenciatura (2019) em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba, sendo a discente laureada na licenciatura. Atualmente é pesquisadora integrante do Laboratório de Ensino de Biologia - LEBio/UEPB, atuando nas áreas de: ensino, aprendizagem e avaliação no ensino de ciências e biologia; construção, avaliação e validação de jogos educacionais complexos; e divulgação científica.
Objetivos
O jogo aborda, como temas principais a orientação sexual, o bullying e a gravidez na adolescência. O jogo já passou por um primeiro ciclo de validação por pares (o qual junto com sua apresentação, foi submetido como artigo à uma revista). Atualmente, se encontra em um novo ciclo de validação por pares, com avaliadores diferentes e seguirá para o ciclo de validação por implementação com diferentes turmas, na forma de uma pesquisa de desenvolvimento, a qual avaliará a potencialidade do jogo com seu público-alvo.
Conteúdo
A aventura se passa no decorrer de um dia letivo em uma escola de tempo integral. Há mais de um final, a depender das escolhas do participante. O importante deste jogo, que é dado como dica nas suas instruções, é que a saúde mental é fundamentalmente importante para qualquer pessoa.
Logo no início do livro, o jogador é aconselhado a ler os objetivos de aprendizagem deste jogo apenas quando acabar a primeira partida, que foi escrita como um apelo mais enfático para a reflexão de quem joga.
Metodologia
Recursos Necessários
Duração Prevista
Sugerimos a aplicação em três momentos: 1. Aplicação do jogo; 2. Discussões a partir das questões norteadoras, do próprio jogo e/ou outras mais que o docente achar pertinente; e 3. apresentação de conteúdos que se relacionem com o que precisava ser reconstruído (ampliado ou modificado a partir do levantamento das concepções prévias + o que emergiu a partir da discussão do jogo).
Processo Avaliativo
Referências Bibliográficas
Este jogo é caracterizado como trabalho qualitativo exploratório, ancorado na pesquisa de desenvolvimento conforme orientações da Design Research. Utilizamos o construtivismo e a construção de competência como norteadores dos objetivos de aprendizagem. Analisamos o discurso dos feedbacks na validação por pares, que apontou melhoras já feitas.
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