Respeita as mina – Dia de Mulher é todo dia

Estado: São Paulo (SP)

Etapa de Ensino: Ensino Fundamental II

Modalidade: Educação de Jovens e Adultos

Disciplina: Língua Portuguesa

Formato: Presencial

Atuo no magistério público há 22 anos, como professora do Ensino Fundamental II e Médio, exclusivamente na EJA ( Educação de Jovens e Adultos), modalidade na qual tenho a maior satisfação em desenvolver ações que prezem para a formação plena do estudante e prol do exercício de sua cidadania. Como educadora, prezo por atividades que possibilitem a reflexão sobre temas atuais e que possibilitem a formação e mudanças de posturas preconceituosas e discriminatórias, uma vez que somos seres em construção e passíveis de constantes mudanças e transformação de pensamentos.

Objetivos

Promover a reflexão e discussão sobre a igualdade de gênero, o comportamento abusivo nos relacionamentos e a prevenção a violência contra a mulher, dando ênfase aos valores éticos e de respeito à dignidade humana; de modo a abrir-se ao novo, respeitar e valorizar diferenças e acolher à diversidade; para agir sem preconceito de qualquer natureza, conviver harmonicamente e sem violência com os diferentes, a fim de uma sociedade democrática e mais justa.

Conteúdo


  • Leitura e interpretação de gêneros textuais diversos sobre gênero, relacionamentos abusivos e violência contra a mulher;

  • Produção de textos sobre o tema abordado, utilizando a linguagem verbal e não verbal.

Metodologia

Diante do aumento do número de casos de violência contra mulheres, pessoas LGBTQIA+ divulgados pela imprensa no país, a escola torna-se um espaço em que esse tema é bastante comentado pelos jovens e adultos. Por fazer parte da realidade em que estão inseridos, esse assunto não pode ser silenciado, uma vez que há alguns estudantes que apresentam uma postura preconceituosa sobre gênero, naturalizando a violência existente.

Assim, a abordagem em sala de aula foi pensada numa perspectiva dialógica, na qual buscou-se desenvolver a formação, a reflexão e a sociabilidade, através do reconhecimento positivo da diversidade, bem como enfatizar o enfrentamento das desigualdades e discriminações, de modo a disseminar valores éticos de respeito à dignidade da pessoa humana, de acordo com a legislação vigente.

Dessa forma, foram desenvolvidas atividades por meio da leitura de diversos gêneros textuais e vídeos, a fim da reflexão obre o tema.

  • 1ªAULA – Leitura compartilhada do texto "Dia Internacional da Mulher", análise das leis sobre a mulher no decorrer do tempo; fotos de mulheres em destaque e sua importância na sociedade (aula dialógica);

  • 2ª. AULA – Leitura “Conto de Fadas do século XXI” (Luís Fernando Veríssimo) - aula dialógica sobre as características dos contos de fadas num comparativo com o texto lido;

  • 3ªAULA – Leitura da Crônica “O que a mulher quer” (Martha Medeiros)  e roda de conversa;

  • 4ªAULA – Leitura do gênero Notícia: “Feminicídio cresce no Brasil e explode em alguns estados” – análise dos números e discussão sobre o tema;

  • 5ª AULA – Vídeos: trecho de entrevista com Maria da Penha (que dá nome à Lei nº 11.340/2006); Sinais de relacionamentos abusivos (relato de uma mulher trans);

  • 6ª AULA – Curta “Sunshine (Não confunda amor com abuso)": como detectar os sinais de relacionamento abusivo – análise e discussão sobre o filme;

  • 7ª AULA – Apreciação do clipe musical “Respeita as mina” (Kell Smith) e análise da letra da música - aula dialógica;

  • 8ª AULA – Produção de textos: frases, acrósticos, cartazes utilizando linguagem verbal e não-verbal e criação de manchetes do que gostariam de ler sobre a mulher.

  • 9ª AULA – Confecção de vestidos em origami para a escrita dos textos dos alunos e exposição em mural para apreciação dos demais alunos da escola.

Recursos Necessários


  • Cópia dos textos;

  • Retroprojetor;

  • Vídeos e curta metragem;

  • Caixa de som;

  • Papel colorido,

  • Canetas coloridas.

Duração Prevista

Dependendo do ritmo de cada turma, por volta de 6 a 8 aulas de 45 minutos cada.

Processo Avaliativo

O processo avaliativo se dá pela observação na participação no diálogo, a escuta e o respeito à opinião do outro, assim como as produções textuais, algumas delas realizadas em duplas.

Referências Bibliográficas

1. VERISSIMO, Luís Fernando, Contos de Fadas do século XXI.
2. MEDEIROS, Martha, O que a mulher quer.
3. Feminicídio cresce no Brasil e explode em alguns estados, Folha de São Paulo, 22/02/2020.
4. Sunshine (Não confunda amor com abuso), Curta metragem.
5. Constituição Federal, 1988.
6. Lei de Diretrizes Bases, 1996.
7. Plano Nacional de Educação (PNE, Lei n. 13005/2014), em seu artigo 2º, prevê a implementação de programas e políticas educacionais destinadas a combater “todas as formas de discriminação” existentes nas escolas.
8. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica: Diversidade e Inclusão.
9. Currículo da Cidade da EJA, Língua Portuguesa, 2019.

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