Projeto Um olhar diverso

Estado: Pará (PA)

Etapa de Ensino: Ensino Médio

Modalidade: Educação Profissional Tecnológica

Disciplina: Filosofia, História, Sociologia

Formato: Remoto

Cientista Social, professora da educação básica, militante política atuante nas áreas da juventude, educação, defesa da sociologia nos currículos escolares, questões de gênero. Em minha trajetória pessoal e profissional, sempre busquei a promoção dos direitos humanos e da igualdade, do respeito à diversidade cultural, sexual e étnica. Pesquisadora da área de Instituições Políticas, mestre em Ciência Política e interessada nas relações entre executivo e legislativo, com um olhar extremamente crítico à representatividade dos poderes constituídos diante de uma sociedade tão desigual e injusta. Sou educadora, sou mulher, sou politizada e busco a desconstrução das hegemonias, por uma nova forma de ver e viver o nosso país.

Objetivos

Promover debates sobre questões de relevância histórica e social que fomentem a discussão sobre gênero, diversidade cultural, sexual e étnica no município de Santarém-Pará.

Conteúdo


  • A construção da mulher contemporânea e os desafios do mercado de trabalho;

  • Um novo olhar sobre povos tradicionais na Amazônia: os indígenas e quilombolas do século XXI;

  • A escravidão colonial e a escravidão moderna: diferenças e similaridades;

  • Novas concepções de gênero e sexualidade e a compreensão do humano e do diverso.

Metodologia

Promoção um Ciclo de Palestras para estudantes do ensino médio regular e integrado (tecnológico) para debater temas que ainda são considerados "tabus" nas escolas da rede pública do Município de Santarém-Pará. Os eventos deverão ocorrer em lives em parceria com instituições educacionais, estatais e da sociedade civil organizada nos contraturnos para não prejudicar as atividades letivas, tendo caráter interdisciplinar e servindo de suporte ao trabalho docente. A divulgação e mobilização será feita nos grupos das escolas, nas aulas on line e nas redes sociais.

Recursos Necessários

Computador, provedor de internet, recursos de iluminação, de áudio, slides, articulação de pessoas convidadas a discussão, promoção da divulgação nas redes sociais e nas escolas públicas regulares e tecnológicas de Santarém-Pará.

Duração Prevista

Serão quatro encontros mensais, com duração de 40 a 60 minutos, a serem desenvolvidos entre janeiro e abril de 2021.

Processo Avaliativo

Utilização de formulários de avaliação com link disponibilizado ao final de cada palestra, a ser aplicado junto ao público alvo, contendo itens avaliativos objetivos (fechados) e um espaço para sugestões (aberto).

Referências Bibliográficas

BARREIRO, A. & MARTINS, F. H. Bases e fundamentos legais para a discussão de gênero e sexualidade em sala de aula. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v.34, n.68, p.93-106, 2016.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. DOCUMENTO HOMOLOGADO PELA PORTARIA N° 1.570, PUBLICADA NO D.O.U. DE 21/12/2017, SEÇÃO 1, PÁG. 146. IN http://basenacionalcomum.mec.gov.br

GOULARTE, R. S. & MELO, K. R. A lei 11.645/08 e a sua abordagem nos livros didáticos do ensino fundamental. Entretextos, Londrina, v.13, nº 02, p. 33- 54, jul./dez. 2013.

Oliveira, Luiz Fernandes de. &; Costa, Ricardo César da Rocha. SOCIOLOGIA PARA JOVENS DO SÉCULO XXI. 4. Ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2016.

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