Projeto Um olhar diverso
Estado: Pará (PA)
Etapa de Ensino: Ensino Médio
Modalidade: Educação Profissional Tecnológica
Disciplina: Filosofia, História, Sociologia
Formato: Remoto
Cientista Social, professora da educação básica, militante política atuante nas áreas da juventude, educação, defesa da sociologia nos currículos escolares, questões de gênero. Em minha trajetória pessoal e profissional, sempre busquei a promoção dos direitos humanos e da igualdade, do respeito à diversidade cultural, sexual e étnica. Pesquisadora da área de Instituições Políticas, mestre em Ciência Política e interessada nas relações entre executivo e legislativo, com um olhar extremamente crítico à representatividade dos poderes constituídos diante de uma sociedade tão desigual e injusta. Sou educadora, sou mulher, sou politizada e busco a desconstrução das hegemonias, por uma nova forma de ver e viver o nosso país.
Objetivos
Conteúdo
- A construção da mulher contemporânea e os desafios do mercado de trabalho;
- Um novo olhar sobre povos tradicionais na Amazônia: os indígenas e quilombolas do século XXI;
- A escravidão colonial e a escravidão moderna: diferenças e similaridades;
- Novas concepções de gênero e sexualidade e a compreensão do humano e do diverso.
Metodologia
Recursos Necessários
Duração Prevista
Processo Avaliativo
Referências Bibliográficas
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. DOCUMENTO HOMOLOGADO PELA PORTARIA N° 1.570, PUBLICADA NO D.O.U. DE 21/12/2017, SEÇÃO 1, PÁG. 146. IN http://basenacionalcomum.mec.gov.br
GOULARTE, R. S. & MELO, K. R. A lei 11.645/08 e a sua abordagem nos livros didáticos do ensino fundamental. Entretextos, Londrina, v.13, nº 02, p. 33- 54, jul./dez. 2013.
Oliveira, Luiz Fernandes de. &; Costa, Ricardo César da Rocha. SOCIOLOGIA PARA JOVENS DO SÉCULO XXI. 4. Ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2016.