Projeto Mulheres na História
Estado: São Paulo (SP)
Etapa de Ensino: Ensino Médio
Modalidade:
Disciplina: Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Química, Sociologia
Formato: Híbrido
O Projeto Mulheres na História é formado por cinco estudantes de Psicologia, sendo elas: Gabriela Peres, Gabrieli Nieman, Lana Machado, Patrícia Cabral e Rayra Souza e supervisionado pela Prof. Dra. Roseli Caldas, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Nosso projeto nasceu de uma angústia gerada ao percebermos que havíamos passado pela escola e estávamos saindo da universidade sem conhecer as contribuições que as mulheres tiveram para que pudéssemos, como sociedade, chegar onde estamos. Partindo dessa angústia e muita pesquisa, o Projeto Mulheres na História foi desenvolvido com uma turma de estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de São Paulo, em parceria com a professora de História e o professor de Língua Portuguesa e Literatura da instituição. Durante um ano, o Projeto apresentou aos alunos mulheres que construíram nossa história mas geralmente não são ensinadas ou representadas na Educação Básica. A partir das discussões levantadas, os alunos elaboraram contos que compõem um livro. Além disso, como forma de maior aproximação, o Projeto segue ensinando e interagindo com os alunos através de publicações no Instagram (@projetomulheresnahistoria).
Objetivos
Conteúdo
Metodologia
A partir dessa parceria, nas aulas de História, Língua Portuguesa e Literatura foram realizados grupos de debate, dinâmicas, rodas de conversa e jogos (exemplo: Kahoot) que abordavam a história de mulheres, como: Dandara, Luiza Mahin, Sonia Guajajara, Maria Quitéria, Anita Garibaldi, Bertha Lutz, Hatshepsut, Nise da Silveira e outras. Nas aulas de história, buscou-se relacionar as mulheres estudadas com o conteúdo programático da disciplina, como Olympe de Gouges na Revolução Francesa. Enquanto, nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura, além das atividades citadas acima, foi realizado um levantamento com os alunos para que fossem escolhidas 9 mulheres, e a partir disso foram realizadas, também, oficinas de escrita para que os alunos pudessem escrever contos inspirados nas histórias das mulheres estudadas, resultando no livro Mulheres na História: Sobre viagens no tempo e vidas apagadas.
Todas as atividades propostas foram utilizadas como estratégias para promover a reflexão crítica acerca do papel da mulher na História e sua relação com o momento presente. Foram abordados temas que eram relevantes para estudantes e pautas sociais que permeiam suas vidas, dentre as quais pode-se destacar: os papéis impostos a cada gênero, padrões de beleza, cuidados com o próximo, rivalidade feminina, entre outros.
Além disso, há o uso de uma mídia social (Instagram: @projetomulheresnahistoria) com a função de ampliar o contato com os alunos, a fim de levar conteúdos extras, indicações de leituras e outros materiais e veicular conteúdos acerca do tema para além da sala de aula, buscando também promover essa temática para o público geral.
Recursos Necessários
Duração Prevista
Processo Avaliativo
Observações
Referências Bibliográficas
SHUMAHER, Schuma; BRAZIL, Érico Vital. Dicionário Mulheres do Brasil: de 1500 até a atualidade. 2.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.