Projeto Interdisciplinar – Vidas Negras Importam

Estado: São Paulo (SP)

Etapa de Ensino: Ensino Fundamental II

Modalidade:

Disciplina: Artes, Geografia, História, Língua Portuguesa

Formato: Remoto

Sou formada em Jornalismo, Letras e cursando Pedagogia. Acredito na educação como arma de libertação. Trabalhei na região amazônica juntos aos ribeirinhos como voluntária alfabetizando jovens e crianças.

Objetivos

Os principais objetivos deste projeto são:

  • Analisar a importância da história da vinda dos negros africanos ao Brasil e à América trazidos na condição de escravos e suas consequências atuais;

  • Analisar e entender as consequências do Racismo Institucional e Racismo Estrutural atualmente para o povo negro no Brasil e no mundo;

  • Analisar discursos visuais e questões estéticas a fim de desconstruir padrões, preconceitos;

  • Opinar acerca do tema VIDAS NEGRAS IMPORTAM e suas implicações;

  • Debater situações cotidianas de racismo estrutural;

  • Refletir sobre o engajamento pessoal nessa luta contra o racismo e o empoderamento do povo negro;

  • Criar vídeos e podcasts onde o sequestro histórico e a luta por direitos do povo negro é o foco, a fim de despertar consciências a partir da divulgação dos mesmos;

  • Promover e estimular o desenvolvimento do olhar crítico e o processo criativo dos alunos em prol da transformação da realidade através da criação de lambe-lambes, e da intervenção no muro da escola, dialogando assim tanto com os estudantes quanto com a comunidade.

Conteúdo


  • História da escravidão no Brasil e na América e suas consequências atuais para o povo negro.

  • História de Zumbi dos Palmares e a luta dos quilombolas.

  • As formas de resistência dos povos escravizados na América Portuguesa.

  • Músicas e vídeos acerca das discussões sobre a questão do racismo institucional e estrutural e as desigualdades sociais no Brasil (Emicida, Bia Ferreira, 8 Batutas, Pixinguinha, Silvio Almeida, Papo de Preta, Djamila Ribeiro, Mc Sophia).

  • Expressões racistas usadas no cotidiano (usar a crônica “Racista” de Luis Fernando Veríssimo como base para um paralelo com situações na sociedade).

  • Filme Pantera Negra (resgata os valores da cultura africana, com referências históricas e culturais africanas, ressaltando a importância do povo africano desvinculado com a cultura ocidental).

  • Análise das reportagens sobre os assassinatos do menino João Pedro (Brasil) e George Floyd (EUA) pela polícia e as manifestações VIDAS NEGRAS IMPORTAM e sua repercussão no mundo.

  • Análise semiótica dos discursos visuais, tendo como foco a luta contra o racismo e o desenvolvimento da arte dos lambe-lambes.

  • Análise e discussão sobre a construção do conceito de belo e do preconceito a partir da determinação de padrões.

  • Investigação do processo de estilização.

  • Reflexões acerca dos sequestros históricos da arte africana e suas características.

  • A diferença do tratamento nas instituições em geral entre a pessoa não-negra e a pessoa negra no Brasil e no mundo.

Metodologia

O Projeto é uma ferramenta para se desenvolver a interdicisplinaridade e pode auxiliar no rendimento escolar, já que a aliança formada entre as disciplinas amplia as possibilidades do aprender, permitindo recursos inovadores e dinâmicos, proporcionando uma aprendizagem significativa.

A metodologia e a organicidade de concretização dessa ação pretende ser de iniciativa docente, com apoio da equipe gestora escolar. Deve levar em consideração a construção de uma sequência de aprendizado intencional e alinhando aos objetivos propostos. As ações devem ser acompanhadas pela equipe gestora, em termos de suporte, acompanhamento e orientação das etapas.

Todo o processo deve ser incluído em termos de avaliação e desempenho de competências socioemocionais (autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento, tomada de decisão responsável).

Desenvolvimento das aulas:

Aplicar as aulas baseadas em músicas, imagens e vídeos sobre a origem das desigualdades sociais/racial no Brasil; o histórico da escravidão e suas injustiças e crueldade (estereótipos dos negros africanos e os mais de 300 anos de escravidão); o significado dos Quilombos; a legitimação do genocídio do povo negro no Brasil; a não menção do Racismo e suas consequências para o povo negro no Brasil; as lutas pela aceitação da identidade do povo negro; o Brasil "oficial" e o Brasil "de fato".

Recursos Necessários

Recursos didáticos:

  • Aulas remotas das disciplinas de Geografia, História, Arte e Português (4º Bimestre).

  • Formulários Google para a realização das atividades propostas em Geografia, História, Arte e Português.


Recursos tecnológicos para as aulas remotas:

  • Google Classroom.

  • Power Point.

  • Whatsapp.

  • Vídeos do Youtube com clipes de músicas diversas: Emicida, Bia Ferreira, Pixinguinha.

  • Google Meet para os encontros online

  • Podcasts e vídeos produzidos pelos alunos com o tema: VIDAS NEGRAS IMPORTAM.

  • Produção de cartazes para o evento do “Lambe-Lambe” no dia 20 de novembro de 2020 com o tema: VIDAS NEGRAS IMPORTAM entregues via Google Classroom.

Duração Prevista

Duração das aulas: 3 semanas (03/11 a 20/11).

Sequência didática:

  • Apresentação e organização da proposta entre os professores através de comunicação via Whatsapp (20/10).

  • Organização das ideias e metodologias entre os professores via Google Meet (28/10).

  • Apresentação da proposta para os alunos via Google Meet e postagem no Google Classroom no tópico VIDAS NEGRAS IMPORTAM – GEOPORTHISTORIARTE da proposta de estudo e atividades (03/11).

  • Encontros semanais (toda quarta-feira) via Google Meet.

  • Sondagem do desenvolvimento das atividades interdisciplinares via Whatsapp e Google Classroom (10/11 a 17/11).

  • Formulários Google com vídeos, reportagens e músicas que abordam a temática VIDAS NEGRAS IMPORTAM, com perguntas objetivas e dissertativas sobre Racismo Institucional e Racismo Estrutural no Brasil (10/11 a 17/11).

  • Entrega dos trabalhos entre os dias 13/11 a 17/11 via Google Classroom.

Processo Avaliativo

Verificação da aprendizagem (avaliação):
Apresentação dos trabalhos sobre a temática VIDAS NEGRAS IMPORTAM: podcasts, vídeos, Formulários Google e entrega dos cartazes (lambe-lambe) para o evento de culminância.

A culminância acontecerá no dia 20 de Novembro, dia da Consciência Negra.

Alunos e professores farão a colagem dos trabalhos artísticos do lambe-lambe nos muros externos da escola. A intenção é levar a temática VIDAS NEGRAS IMPORTAM para além do ambiente escolar, conversando com a sociedade, oportunizando a reflexão da comunidade onde a escola está inserida.

Observações

Link para apreciação do projeto em prática: https://youtu.be/9XSEecPbz8w

Referências Bibliográficas

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: < 568 http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2017.

SÃO PAULO. Currículo Paulista. São Paulo, Secretaria Estadual da Educação, 2019. Disponível em: . Acesso em: 04 jun. 2020.

LOBATO, Monteiro. Caçadas de Pedrinho. 6. ed. São Paulo: Globinho, 2016.

SANTOS, Ale. Rastros de Resistência. História de Luta e Liberdade do Povo Negro. São Paulo. Panda Books. 2019.

RIBERIO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. São Paulo. Companhia das Letras. 2019.

SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica. São Paulo. Editora Brasiliense. 2001.

GARCIA, Wilson. Corpo, Mídia e Representação. Estudos Contemporâneos. São Paulo Thompson. 2005.

BUENO, Eduardo. Zumbi. A Luta pela Liberdade. Youtube 21 fevereiro 2018. Disponível em: https://youtu.be/eQd1J1uG9tc. Acesso nov 2020

PAPO DE PRETA. Não te Contaram a Verdade. Youtube 23 de agosto 2019. Disponível em: https://youtu.be/JIVx7t-tuDQ. Acesso nov 2020

QUEBRANDO O TABU. Você sabe o que é racismo? 3 de set 2018. Youtube. Disponível em: https://youtu.be/dU-hqu7aqj4. Acesso no 2020

PAPO DE MÚSICA. Emicida fala sobre racismo estrutural, quadrinhos, samba e revolução social. Youtube
Disponível em: https://youtu.be/8qHNPWW-vZI. Acesso nov 2020.

AMARELO. Emicida - AmarElo (Sample: Belchior - Sujeito de Sorte) part. Majur e Pabllo Vittar. Youtube. 25 jun 2019. Disponível em: https://youtu.be/PTDgP3BDPIU. Acesso nov 2020.

SOFAR LATIN AMERICA. Cota não é esmola. Youtube 19 de jan 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QcQIaoHajoM. Acesso nov 2020.

PAPO DE PRETA. Sobre o racismo no esporte. Youtube 27 de Setembro de 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nZ82k7mBchE&t=30s. Acesso nov 2020.

BAND JORNALISMO. Caso George Floyd: policial pode pegar até 40 anos de prisão
. Youtube 3 jun 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8ymq4FBnC6o&feature=emb_logo. Acesso nov 2020.

METERORO. METEORO ENTREVISTA - ALE SANTOS
. Youtube 2 JULHO 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=J27WcOzyqVo
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CANAL GNT. Você sabe o que é racismo? Youtube 03 de Set de 2018. Disponível em :https://www.youtube.com/watch?v=dU-hqu7aqj4&t=38s. Acesso nov 2020.

METEORO BRASIL. RACISMO ESTRUTURAL. 13 julho 2020. Disponível em: https://youtu.be/E0LOlhJfWBc. Acesso nov 2020.

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