Projeto Diversidade – Ser Diferente É Legal e Eu Respeito!
Estado: Paraná (PR)
Etapa de Ensino: Educação Infantil - Creche, Educação Infantil - Pré-Escola
Modalidade: Educação Regular
Disciplina:
Formato: Presencial
Sou formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá, atuo como Professora na rede Municipal de Educação de Sarandi, PR. E lutarei todos os dias por uma educação onde as crianças aprendam a se proteger dos abusos sexuais que lhes infringem e pela Igualdade de Gênero.
Objetivos
Estabelecer diálogos e práticas pedagógicas durante o ano letivo sobre a Diversidade na sociedade e suas implicações quanto ao respeito ao diferente.
SABERES E CONHECIMENTOS:
SABERES E CONHECIMENTOS:
- Valores e atitudes para uma vida em sociedade;
- Respeito à individualidade e à diversidade;
- Comunicação corporal;
- Músicas e danças;
- Escuta e compreensão do outro;
- Cidade, bairro e contexto social no qual está inserida a instituição escolar;
- Direitos e deveres;
- Autonomia, criticidade e cidadania;
- Características físicas: semelhanças e diferenças;
- Profissões;
- Diferentes pessoas, espaços, tempos e culturas;
- Reconhecimento e respeito às diferenças.
Conteúdo
- Perceber-se e se relacionar com outros indivíduos;
- Participar de momentos de interação com crianças da mesma idade, outras idades e adultos;
- Participar de situações coletivas de canto, dança, teatro e outras manifestando-se corporalmente;
- Escutar e dançar músicas de diferentes culturas;
- Demonstrar respeito pelas ideias e gostos de seus colegas;
- Brincar e interagir com outras crianças que possuem diferentes habilidades e características;
- Manifestar-se frente a situações que avalia como injustas;
- Conhecer e conviver com outras pessoas respeitando as diferenças;
- Compartilhar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos respeitando as ideias e sentimentos alheios;
- Participar de situações de interações e brincadeiras agindo de forma solidária e colaborativa;
- Participar de assembleias, rodas de conversas, eleições e outros processos de escolha para vivenciar o exercício da cidadania e de práticas democráticas;
- Identificar e respeitar as diferenças reconhecidas entre as características femininas e masculinas;
- Reconhecer diferenças e semelhanças das pessoas quanto a: cabelos, pele, olhos, altura, massa e outros;
- Valorizar suas próprias características e a de outras crianças para estabelecer boa auto estima e relações de respeito ao outro enquanto pertencentes a uma cultura;
- Conhecer diferentes povos e suas culturas por meio de pesquisas, filmes, fotos, entrevistas, relatos e outros;
- Compreender e respeitar as diversas estruturas familiares;
- Identificar as funções desempenhadas por diferentes profissionais.
Metodologia
Cada professor/a irá organizar momentos de reflexões por meio de diálogo para explicar sobre a diversidades na sociedade, o ser diferente como pessoas mas iguais como cidadãos, a importância de se conhecer e saber do limite dos outros sobre seu corpo, que homens e mulheres devem ser iguais nas oportunidades e escolhas, etc. Ressaltando que, o/a professor/a, deve elaborar o conteúdo de acordo com a sua turma.
Poderão ser realizadas rodas de conversas por salas e turmas ou até mesmo coletivas sobre a Diversidade. A instituição escolar e as equipes pedagógicas poderão desenvolver estudos entre os/as professores/as e educadores/educadoras, com profissionais que realizam trabalhos sociais sobre racismo (contra negros, indígenas, ou outra etnia), homofobia, violência contra a criança e a mulher, bullying, intolerância religiosa, estatuto do deficiente e transtornos cognitivos. Trazendo assim, um respaldo maior das entidades para os profissionais da educação poderem abordar os assuntos com as crianças de forma correta e direcionada para cada faixa etária.
Os professores podem promover momentos de reflexões por meio de diálogo, vídeos, literaturas infantis, atividades manuais, exposição de cartazes, e interações diversas. Os professores e educadores poderão utilizar o projeto em várias etapas de seus conteúdos como:
O projeto sobre Diversidade não tem como finalidade avaliar ou ter um ponto de chegada, mas sim, de criar e instigar na criança o conceito de RESPEITO ao diferente, reconhecendo-se como indivíduo com direitos e deveres na nossa sociedade. É um projeto de cunho contínuo e de renovação, para o corpo escolar todo, desde a Direção, até o grupo de apoio. Na escola somos um grupo de união, todos e todas EDUCAM, diariamente.
Poderão ser realizadas rodas de conversas por salas e turmas ou até mesmo coletivas sobre a Diversidade. A instituição escolar e as equipes pedagógicas poderão desenvolver estudos entre os/as professores/as e educadores/educadoras, com profissionais que realizam trabalhos sociais sobre racismo (contra negros, indígenas, ou outra etnia), homofobia, violência contra a criança e a mulher, bullying, intolerância religiosa, estatuto do deficiente e transtornos cognitivos. Trazendo assim, um respaldo maior das entidades para os profissionais da educação poderem abordar os assuntos com as crianças de forma correta e direcionada para cada faixa etária.
Os professores podem promover momentos de reflexões por meio de diálogo, vídeos, literaturas infantis, atividades manuais, exposição de cartazes, e interações diversas. Os professores e educadores poderão utilizar o projeto em várias etapas de seus conteúdos como:
- Desmistificação de rosa pra meninas e azul pra meninos, cor de pele nos lápis de cor quando vai pintar pessoas e seus tons de pele;
- Fila de meninas e fila de meninas;
- Brinquedos direcionados por gênero;
- Musicalização e religião;
- Crianças com o físico gordo/magro, cabelos afros e lisos;
- Profissões que todos nós podemos exercer, etc. É nas pequenas ações que os professores e educadores conseguiram abordar os assuntos. Sem complexidade ou receios.
O projeto sobre Diversidade não tem como finalidade avaliar ou ter um ponto de chegada, mas sim, de criar e instigar na criança o conceito de RESPEITO ao diferente, reconhecendo-se como indivíduo com direitos e deveres na nossa sociedade. É um projeto de cunho contínuo e de renovação, para o corpo escolar todo, desde a Direção, até o grupo de apoio. Na escola somos um grupo de união, todos e todas EDUCAM, diariamente.
Recursos Necessários
Literaturas sobre identidades de gênero, educação para a prevenção do abuso sexual infantil, sobre raças e como se construiu nossa sociedade, historicamente e socialmente, músicas, dinâmicas, vídeos de personalidades negras, indígenas e das mais diversas etnias, diálogo sobre todas as religiões e suas características, palestras com os aluno/as, pais e responsáveis e com a equipe escolar sendo ela: docentes, coordenações, educadores e auxiliares de apoio.
Duração Prevista
A proposta é para ser desenvolvida durante o ano todo.
Processo Avaliativo
A avaliação será realizada por meio de relatórios bimestrais, no intuito de sentir as reações e as mudanças no grupo escolar e sua comunidade como um todo diante das Diversidades humanas.
Observações
As literaturas são diversas e as abordagens infinitas.
Referências Bibliográficas
Para os docentes e seu conhecimento inicial:
TRINDADE, Azoilda Loretto da. O Racismo no Cotidiano Escolar. Dissertação disponível em: .
Lima, Edyane Silva de. Violência Sexual contra crianças: contribuições para a formação docente / Edyane Silva de Lima, Eliane Rose Maio. - 1 . ed. - Curitiba, PR: CRV, 2014. 180p.
Gênero, direitos e diversidade sexual: trajetórias escolares / organizadoras Eliane Rose Maio, Crishna Mirella de Andrade Correa. - Maringá : Eduem, 2013. 213,p.
Para auxiliar nos conteúdos e aplicações as crianças e abordagens leves:
A Cor de Coraline. Alexandre Rampazo.
Amoras. Emicida.
Pipo e Fifi. Carolline Arcari.
Não me Toca seu Boboca. Thais Linhares.
TUTU, o menino Índio. Toni Brandão
TRINDADE, Azoilda Loretto da. O Racismo no Cotidiano Escolar. Dissertação disponível em: .
Lima, Edyane Silva de. Violência Sexual contra crianças: contribuições para a formação docente / Edyane Silva de Lima, Eliane Rose Maio. - 1 . ed. - Curitiba, PR: CRV, 2014. 180p.
Gênero, direitos e diversidade sexual: trajetórias escolares / organizadoras Eliane Rose Maio, Crishna Mirella de Andrade Correa. - Maringá : Eduem, 2013. 213,p.
Para auxiliar nos conteúdos e aplicações as crianças e abordagens leves:
A Cor de Coraline. Alexandre Rampazo.
Amoras. Emicida.
Pipo e Fifi. Carolline Arcari.
Não me Toca seu Boboca. Thais Linhares.
TUTU, o menino Índio. Toni Brandão