O Cravo brigou com a Rosa: repensando as relações de gênero na cantiga de roda
Estado: Paraná (PR)
Etapa de Ensino: Educação Infantil - Pré-Escola
Modalidade:
Disciplina:
Formato: Presencial
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campo Mourão (2013). Pós-graduada em Neuropedagogia pela FATEC (2014). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura - GEPEDIC/CNPq. Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Campo Mourão, Paraná. Dedica-se ao estudo dos seguintes temas: Educação, Direitos Humanos, Violência contra a Mulher e Formação Docente.
Objetivos
Objetivos específicos:
- Refletir sobre as relações de gênero presentes na cantiga de roda, o Cravo e a Rosa, para explicar que a melhor forma de resolução dos conflitos não é a partir da violência;
- Desenvolver a discriminação auditiva nas cantigas populares, de modo que permita compreender o que a letra da música está transmitindo. repensar a cultura machista presentes em suas letras e promover a igualdade de gênero;
- Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação, cooperação e de igualdade entre as crianças;
- Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, de acordo com o que retrata a cantiga de roda “O cravo brigou com a rosa”;
- Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e desenhos;
- Recontar história e planejar coletivamente um novo roteiro, criando rimas, para a cantiga de roda.
Conteúdo
- A violência praticada entre meninos e meninas;
- Gênero musical cantiga de roda;
- O respeito com os outros e o reconhecimento das diferenças que nos constituem enquanto sujeitos;
- A produção de movimentos e gestos por meio da cantiga de roda.
Metodologia
Apresentar a cantiga de roda “O cravo e a rosa” e cantar com os/as alunos/as. Pedir para que eles/as se levantem e expressem por meio de movimentos e gestos o que a letra está dizendo com o/a colega ao lado.
O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O cravo ficou ferido
E a rosa despedaçada
O cravo ficou doente
A rosa foi visitar
O cravo teve um desmaio
E a rosa pôs-se a chorar
Após esse movimento, solicitar que representem a história da cantiga no caderno de Artes.
Escrever a letra da cantiga no quadro e pedir para que os/as alunos/as expressem suas opiniões, sentimentos e emoções sobre a letra a cantiga, por meio da linguagem oral.
Caso for preciso, para mediar esse processo de expressão, a fim de atingir o objetivo, sugerimos algumas perguntas, para refletir, oralmente, que nas relações entre meninos e meninas ou homens e mulheres, a melhor forma de resolução dos conflitos não é a partir da violência. O que aconteceu na cantiga “O Cravo Brigou com a Rosa”? Como era o lugar que eles estavam? É correto brigar entre meninos e meninas? Qual a melhor forma de resolver conflitos? Seria por meio da violência? Ou poderíamos conversar e construirmos boas relações?
Agora vamos reconstruir e inventar um novo desfecho para a história para da cantiga do “O cravo e a rosa”. Para isso escreva a letra da cantiga no quadro e estimule a expressão oral dos alunos sobre novos desfechos para a história.
Sugestão:
O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O cravo ficou ferido
E a rosa despedaçada
Para finalizar, pedir que encenem a nova versão e a representem no caderno de Artes.
Recursos Necessários
- Caderno de Artes
- Lápis de cor.
Duração Prevista
Processo Avaliativo
Observações
Referências Bibliográficas
O cravo e a rosa. Cantigas populares. Letras. Disponível em: https://www.letras.mus.br/cantigas-populares/631308/. Acesso dia: 01 de dezembro de 2021.