Novos lugares de fala na História brasileira

Estado: São Paulo (SP)

Etapa de Ensino: Ensino Médio

Modalidade: Educação Profissional Tecnológica

Disciplina: Sociologia

Formato: Presencial

Mãe, Professora de História e Sociologia, Doutoranda e Mestre em Ciências Sociais (UNESP Araraquara) e pessoa inquieta sobre as questões interseccionais de gênero, etnia e classe.

Objetivos


  • Compreender a sociedade brasileira, sua gênese e sua transformação e os múltiplos fatores que nela intervêm como produtos da ação humana.

  • Sistematizar informações relevantes para a compreensão de gênero e etnia.

  • Articular conhecimentos de diferentes naturezas e áreas numa perspectiva interdisciplinar.

  • Distinguir os diferentes processos de construção étnica, identificar seus instrumentos de ordem material e ideal e percebê-los como manifestações socioculturais e históricas.

Conteúdo


  • O projeto A Cor da Cultura, veiculado pela TV Futura, em parceria com o governo federal, através de programas educativos, contribuiu para divulgar ações e iniciativas de educadores, escolas e ONGs no campo das relações raciais e da educação, dando prioridade às metodologias pedagógicas para aplicação das diretrizes curriculares para a educação das relações étnico-raciais. Acesse: http://antigo.acordacultura.org.br/herois/episodios. Os vídeos podem ser acessados atualmente na plataforma Youtube, canal Videoteca: https://youtu.be/y4i4yqc18vk.

  • Excluídos da História, uma exposição virtual, iniciativa da Olimpíada de História criada pela UNICAMP, que entre os dias 3 e 8 de junho de 2019, 6.753 alunos de todo o Brasil criaram o dicionário biográfico Excluídos da História, que inclui 2.251 verbetes sobre personagens raramente estudadas na historiografia tradicional. Acesse: https://www.olimpiadadehistoria.com.br/especiais/excluidos-da-historia.

  • Análise de vídeos;

  • Debate em duplas;

  • Resolução de questões;

  • Produção de texto e apresentação dos Heróis e Heroínas escolhidos.

Metodologia

 

Atividade:

Escolher três episódios sobre heróis de todo mundo e/ou excluídos da História, para analisar a importância desses heróis para a cultura e sociedade brasileira.

Sugestões de questões:

  • Analise o contexto da época do herói ou heroína.

  • Qual a importância do herói/heroína na época de sua atuação?

  • E nos dias de hoje, qual a sua importância e relevância?

  • Por que você acha que esse herói/heroína não recebeu a atenção e honrarias que merece se ele foi e é importante para a sua área de atuação?

Recursos Necessários


  • Computador e/ou celular com acesso a internet.

Duração Prevista


  • 4 a 5 aulas de 50 minutos.

Processo Avaliativo


  • Participação nas aulas;

  • Trabalho em dupla;

  • Produção de texto;

  • Apresentação oral.

Observações

Sequência desenvolvida nas aulas presenciais de Sociologia na Etec Juscelino Kubitschek de Oliveira. No curso ETIM em Admnistração (Ensino Médio e técnico), na cidade de Diadema, São Paulo.

Referências Bibliográficas

CARRANO, P. Identidades culturais juvenis e escolas: arenas de conflitos e possibilidades, in: MOREIRA, A.; CANDAU, V. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.

WALSH, Catherine (Ed.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013.

Heróis de Todo Mundo. Disponível em: <http://antigo.acordacultura.org.br/herois/episodios>. Acesso em: 25/06/2021. (Os vídeos podem ser acessados atualmente na plataforma Youtube, canal Videoteca: https://youtu.be/y4i4yqc18vk).

Excluídos da História. Disponível em: <https://www.olimpiadadehistoria.com.br/especiais/excluidos-da-historia>. Acesso em: 25/06/2021

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