Narrativas dos povos originários sobre a Terra e o tempo

Estado: São Paulo (SP)

Etapa de Ensino: Ensino Fundamental II

Modalidade: Educação Escolar Quilombola, Educação Regular

Disciplina: Artes

Formato: Presencial

Professora de Educação Básica da escola SESI.

Professor de Educação Básica da escola SESI.

Professor de Educação Básica da escola SESI.

Professora de Educação Básica da escola SESI.

Objetivos

Narrativas dos povos originários sobre a Terra e o tempo
Gênero Textual: conto oral, lenda e mito

- Inferir a presença de valores sociais, humanos e culturais e de diferentes visões de mundo em textos do campo artístico-literário, considerando a autoria e o contexto de produção das obras.

- Inferir os sentidos literal ou figurados provocados pelo uso de recursos expressivos e estilísticos em textos e nos respectivos contextos.

- Conhecer e explorar os elementos formais das culturas dos povos indígenas e africanos, nas suas multiculturalidades, reconhecendo suas influências nas produções das linguagens artísticas (visual, dança, música e teatro).

- Analisar e discutir aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).

Conteúdo

Gêneros do tipo textual narrativo: mito, lenda, conto oral, indígenas e africanos.
Elementos da narrativa
Progressão textual na narrativa tradicional
Linguagem literal e figurada
Arte como ritual e símbolo indígena e africana

Metodologia

Sensibilização inicial: conto oral de Eliane Potiguara “O Pássaro Encantado”, que nos conta sobre essa figura poderosa e mágica, a avó, que traz as histórias vivas dentro de si.
Os estudantes serão convidados a refletir sobre a figura do avô, presente na história, como elemento fundamental, uma figura carregada de saberes e de contato próximo com os indivíduos da comunidade presente na história.
Após a provocação, será possível que os estudantes façam a sua árvore genealógica, para conversarem com suas famílias sobre suas origens. Esse momento inicial visa a reflexão sobre a construção da identidade brasileira, a partir daí, será possível estabelecer a ideia-poética de que a existência é uma narrativa.
Tema do percurso: “A narrativa dos povos originários sobre a Terra e o tempo”
A professora irá levar para a turma quatro contos da cosmo-perspectiva aruá, iorubá, tupi e quéchua sobre origem do dia, do mundo, do ser humano e do tempo. Os estudantes deverão ler, em grupos, o conto e responder às perguntas previamente elaboradas em forma de apresentação em grupo. A pesquisa será iniciada após leitura do paradidático “Orum Ayê: um mito africano (iorubá)* sobre a criação do mundo”. Em Arte, concomitantemente à leitura, os estudantes irão confeccionar em massinha de modelar elementos da história.
Na leitura, os estudantes estarão em contato com aspectos históricos, sociais e políticos presentes na narrativa, que está em dissonância com as narrativas eurocêntricas

Recursos Necessários

Livro paradidático "Orum Ayê: um mito africano sobre a criação do mundo" Raimundo Matos de Leão.

Cartela de massinha 12 cores, caixa de sapato, palito de sorvete, clip de papel e tinta.

Duração Prevista

2h para orientação de trabalho, critérios de avaliação e de leitura

4h em artes para composição de confecção de modelagem tridimensional feita em massinha

4h para leitura, encontro e alinhamento com o grupo

4h para apresentação

14 aulas de 50 min

Processo Avaliativo

A avaliação será em duas etapas. A primeira: Apresentação do fragmento do livro que o grupo ficou responsável na mediação de leitura. E a segunda: na apresentação, os estudantes deverão apresentar a confecção de modelagem feita em massinha sobre a leitura e, em artes, para compor a exibição.

Referências Bibliográficas

Orum Ayê: um mito africano da criação do mundo. Raimundo Matos de Leão
Leis: 10.639/2003 e 11.645/2008

DOWNLOAD