Injúrias, Corpos e Diversidade
Estado: São Paulo (SP)
Etapa de Ensino: Ensino Médio
Modalidade: Educação de Jovens e Adultos
Disciplina: Filosofia
Formato: Híbrido
Mestranda em Ensino de Filosofia na Universidade Federal do ABC. Professora Supervisora PIBID. Diretora de Relações Pedagógicas da APROFFIB. Especialista em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2019).Licenciada em Filosofia pela Universidade Metodista de São Paulo (2014). Professora da Rede Estadual de Ensino. E.E Luís dos Santos, Metalúrgico. Atuei como aluna bolsista do subprojeto deFilosofia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de 2012 à 2014.
Objetivos
- Desconstruir os estereótipos contribuindo para o reconhecimento da diversidade e das multiplicidades presentes em nossa sociedade;
- Compreensão, desnaturalização e possível (des)construção dos discursos acerca dos corpos injuriados na escola;
- Implicação dos Sujeitos;
- Construir relações pautadas no diálogo e no enfrentamento das singularidades, diferenças e alteridades.
Conteúdo
Metodologia
- Pesquisa;
- Diário para Registro das aulas, ideias, sentimentos e etc;
- Observação dos discursos nos espaços e mídias;
- Leitura e Análise de textos;
- Roda de conversa (Conversas Online).
Recursos Necessários
Duração Prevista
Processo Avaliativo
- Participação;
- Desenvolvimento dos exercícios ao longo das aulas;
- Compreensão dos conceitos;
- Produções.
Referências Bibliográficas
DAVIS, Ângela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016
ERIBON, Didier. Reflexões sobre a questão gay. Rio de Janeiro - RJ: Companhia de Freud, 2008.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa. São Paulo: Elefante, 2017. Tradução: Coletivo Sycorax
______. O ponto zero da revolução. São Paulo - SP: Elefante, 2019. Tradução: Coletivo Sycora
Mbembe, Achille. Políticas da inimizade. Lisboa: Antígona, 2017.
______.Necropolítica. São Paulo, sp: n-1 edições, 2018.
RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do Feminismo Negro? Companhia das Letras, 2018.