Identidades e desigualdades: uma pesquisa censitária na escola
Estado: São Paulo (SP)
Etapa de Ensino: Ensino Fundamental II
Modalidade:
Disciplina: Língua Portuguesa
Formato: Presencial
Sou professora de Língua Portuguesa da rede pública estadual desde 2011. Cursei Letras e Pedagogia. Acredito que a educação seja uma via de combate às desigualdades, que se expressam fortemente nas relações escolares. Tenho tentado, por isso, ensinar não apenas as regras da língua, mas ensinar que, por meio da linguagem, produzimos discurso, e que discursos carregam ideias, opiniões, atitudes, portanto, compreendê-los contribui para a compreensão e atuação no mundo.
Objetivos
2. Evitar conflitos relativos às identidades dos estudantes.
3. Promover interação entre os estudantes e a comunidade escolar pela via do conhecimento.
4. Realizar pesquisa a partir de método científico.
5. Identificar, selecionar e relacionar fatos, informações e opiniões de acordo suas respectivas condições de produção e finalidades.
6. Desenvolver habilidades de leitura e produção oral e escrita relativas a textos científicos e de divulgação científica.
Conteúdo
1. Condições de produção de textos científicos e de divulgação científica.
2. Relações entre textos multissemióticos.
3. Identificação de elementos do método científico em textos científicos e de divulgação científica.
4. Curadoria da informação em pesquisas científicas.
De produção de textos:
1. Projeto de pesquisa a partir de uma questão-problema.
2. Relatório de leituras para a pesquisa.
3. Tratamento de dados de pesquisa.
4. Planejamento, produção, revisão e reescrita de artigo científico e de divulgação científica.
5. Produção de gráficos e infográficos.
De oralidade:
1. Apresentação de pesquisa em público (tom de voz, postura e síntese).
2. Antecipação de perguntas e estratégias de controle do tempo.
3. Abordagens de público em pesquisas de opinião.
De análise linguística/semiótica
1. Cor, forma e tamanho na produção de gráficos e infográficos.
2. Uso de substantivos em títulos de textos científicos e de divulgação científica.
3. Uso de verbos em subtítulos de textos científicos e de divulgação científica.
4. Uso de aspas em citações em textos científicos e de divulgação científica.
5. Uso de orações subordinadas adverbiais conformativas para anunciar citações.
6. Uso de orações subordinadas adjetivas para explicar e definir.
Metodologia
A sequência está organizada em três etapas gerais: uma etapa de apresentação e problematização do tema, de modo que os próprios alunos cheguem a premissa de que algumas identidades são tornadas desigualdades; a segunda etapa é a pesquisa propriamente, que abarca dois tipos de pesquisa: a documental e a de levantamento censitário; e a terceira etapa que começa já simultaneamente à segunda e encerra a sequência, é a fase de registro e divulgação da pesquisa.
Primeiro módulo de atividades - apresentação e problematização do tema. O objetivo é refletir sobre as relações entre a imagem e a identidade, bem como compreender os processos que afetam o modo como as pessoas se identificam, considerando o contexto social, e consequentemente, a construção das desigualdades.
Apresentação do tema:
Atividade 1 - leitura e análise do artigo de opinião “Os selfies enriquecem a vida”, que contribui para o entendimento da construção das identidades com enfoque no aspecto social. A partir dessa leitura, se propõe uma reflexão acerca dos sentidos das selfies.
Atividade 2 - leitura e análise do documentário "O espelho dos paradoxos", sobre os autorretratos de Rembrandt, problematizando as selfies, e consequentemente, a identidade entendida simplesmente como imagem de si.
Atividade 3 – leitura e análise de selfies em diferentes situações, buscando inferir os sentidos produzidos por ela, as possíveis intenções, e com isso, em que medida as selfies podem expressar algo sobre a identidade do retratado.
Atividade 4 – leitura e análise de projeto fotográfico de retratos de trabalhadores de fast food, "Mc Workers", que dialoga com a obra de Rembrandt e com o tema da imagem/identidade e desigualdades, com o objetivo de compreender que a identidade se relaciona à imagem, mas não só, há outras implicações que dependem do entorno, principalmente, o modo como somos vistos pelo outro.
Problematização do tema:
Atividade 5 – leitura e análise do vídeo “O patinho feio”, um episódio do “Tom & Jerry”, a fim de discutir os padrões de beleza impostos pela sociedade, bem como as imposições deles advindas.
Atividade 6 - leitura e análise de vídeos curtos que abordem a questão racial, de gênero e de sexualidade, com o objetivo de refletir sobre as diferenças (identidade afirmativa) e a negação delas (“somos todos iguais”). Sem excluir outras formas de identificação que surjam no contexto da discussão com os estudantes.
Atividade 7 – definição do tema de pesquisa individualmente, a partir de um conflito de identidade, tendo como questão problematizadora: Como as identidades se tornam desigualdades?
Segundo módulo de atividades - a pesquisa ocorre mais individualmente, pois cada estudante pode estabelecer um recorte nas identidades/desigualdades discutidas na etapa anterior.
Atividade 1 – introdução ao método científico a partir de exemplos de descobertas científicas bastante conhecidas, como o formato da terra, assim como a problematização do fazer científico, considerando por exemplo, pseudociências como a eugenia.
Atividade 2 - pesquisa documental, a partir de uma lista de referência para leitura que inclui textos pertencentes a diferentes gêneros, incluindo minimamente a legislação pertinente ao tema.
Atividade 3 – produção de um relatório de leitura desses textos.
Atividade 4 – definição das perguntas que devem constar no formulário de pesquisa censitária sobre como os estudantes se identificam em relação às identidades pesquisadas.
Atividade 5 - pesquisa piloto de levantamento censitário apenas com estudantes da mesma turma ou série/ano por meio do formulário do Google, que pode ser realizada com os próprios celulares dos estudantes ou com o celular da professora ou com o/os computador/es da escola ou virtualmente.
Atividades 6 - ajustes para aplicação oficial a partir do resultado da pesquisa piloto.
Atividade 7 – aplicação oficial da pesquisa de levantamento censitário com todos os estudantes da escola, ao menos os que estiverem presentes na data da coleta, podendo ser realizada virtualmente.
Atividade 8 – tratamento dos dados coletados, com tabulação e produção de gráficos.
Terceiro módulo de atividades - registro e divulgação é inerente à produção e divulgação do conhecimento científico. A ideia é trabalhar com diferentes gêneros relativos à produção e divulgação de conhecimento, e com isso, explorar elementos linguísticos, com objetivo de resolver problemas de comunicação reais que lhes foram apresentados com a pesquisa. Nesse sentido, já no segundo módulo, foram citadas as produções de alguns textos: projeto de pesquisa, relatório de pesquisa e formulário de perguntas, os demais são:
Atividade 1 - produção de um artigo científico.
Atividade 2 – produção de infográfico, já com a proposta de traduzir os dados coletados.
Atividade 3 – produção de um artigo de divulgação científica com o objetivo de traduzir a pesquisa e seus resultados para toda a comunidade escolar.
Atividade 4 - divulgação da pesquisa para a comunidade escolar, que pode ser por meio impresso ou digital.
Esse trabalho ainda pode proporcionar outras possibilidades de uso dos dados levantados em diferentes situações de aprendizagem, assim como realizar outras pesquisas relacionadas ou mesmo, comparativas.