Homens que Transformam
Estado: Minas Gerais (MG)
Etapa de Ensino: Ensino Fundamental II, Ensino Médio
Modalidade: Educação de Jovens e Adultos
Disciplina: Sociologia
Formato: Presencial
Mulher feminista, educadora social e advogada, tem como missão de vida lutar pelo fim de todas as formas de opressão. Acredita na educação como ferramenta de transformação social e é assim que promove suas revoluções diárias. Mestranda da Faculdade de Educação da UFMG, com pesquisa na área de gênero, feminismos, masculinidades e criminalidade. Criadora do projeto "Homens que transformam" onde utiliza uma educação feminista como método de prevenção à violência e reincidência infracional, dentro do sistema socioeducativo.
Objetivos
Paralelamente, são desenvolvidas práticas educativas que auxiliam na redescoberta da identidade daquele adolescente, desvinculada de estereótipos que muitas vezes o aproximam da violência.
Conteúdo
Metodologia
1. Somos todos iguais? O objetivo é tecer as primeiras reflexões sobre a raiz das diferenças entre homens e mulheres;
2. Homem não é bicho. Pretende-se desmistificar a ideia de que a biologia seria a raiz das desigualdades entre homens e mulheres. Homem como um ser social, individual, protagonista da própria vida.
3. Que tipo de homem é você? Aqui refletimos se existe “tipo de homem”, se eles entendem que alguns são melhores que outros e por que. Pensamos também quando entra a violência nesses “tipos”.
4. “Aí eu fui pro corre”. Aqui tentamos identificar as referências masculinas que possibilitaram essa aproximação com o crime.
5. “No corre” aos 40. Vamos refletir sobre o futuro no crime. A ideia é que eles mesmos percebam que não conhecem muitas pessoas envolvidas com a criminalidade, que tenham mais de 40 anos e que não estejam presas.
6. Homens que Transformam. O objetivo é que apresentem os resultados das suas reflexões. Que práticas adotariam para provocar sua transformação masculina? Será possível ser homem de outra forma?
Recursos Necessários
Duração Prevista
Processo Avaliativo
Observações
Referências Bibliográficas
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido / Paulo Freire. – Notas: Ana Maria Araújo Freire. - São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura)
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura)
hooks, bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras; tradução Ana Luiza Libânio. – 1. Ed. – Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.
VIVEROS VIGOYA, Mara. 2018. As cores da masculinidade: experiências interseccionais e práticas de poder na Nossa América. Trad. Alysson de Andrade Perez. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens. 224 pp