Futsal, gênero e espaço de fala: desmistificando mitos

Estado: Bahia (BA)

Etapa de Ensino: Ensino Médio

Modalidade: Educação Regular

Disciplina: Educação Física

Formato: Presencial

Mulher preta, casada, mãe de dois filhos. Na educação básica, estudei em escolas públicas do ensino fundamental ao médio, onde cursei formação geral. Em 2002, iniciei a minha trajetória acadêmica na UCSAL no curso de Licenciatura Plena em Educação Física, sendo necessário trabalhar para manter os estudos. Em seguida, me graduei em Serviço Social. Conclui especializações pela UFBA e pela UNEB.

Objetivos

Objetivo geral:

Possibilitar a troca de práticas e saberes entre estudantes e a comunidade externa por meio da vivência no futsal feminino e da reflexão entre prática esportiva e gênero, além de estimular ações cooperativas, respeitosas e de protagonismo juvenil na escola

 

Objetivos específicos:

  • Apresentar as regras oficiais e os fundamentos técnicos e táticos do futsal feminino e discutir sobre a importância dos valores sociais, respeito às regras, práticas inclusivas e do trabalho em equipe.

  • Estimular o protagonismo juvenil.

  • Contribuir com a prevenção de doenças e agravos à saúde mental dos adolescentes.

Conteúdo

1 - Relação entre gênero e equidade no esporte

2 - Concepções de gênero

3- Regras oficiais do futsal feminino e vivência colaborativa do esporte

4 - Roda de conversa entre os alunos e os convidados da comunidade externa sobre

5 - Gênero, mulher negra e a lei 10.639/2003

Metodologia

O projeto será realizado no período de quatro meses, uma vez por semana. Poderão participar estudantes do ensino médio integrado, dos cursos subsequentes, bem como pessoas da comunidade externa, principalmente as que estão em situação de vulnerabilidade social..

As atividades terão início sempre com uma reunião para discussão das ações, estímulo a autoestimas das participantes e avaliação processual do projeto em formato de roda de conversa, em seguida serão iniciadas as vivências/treinos com alongamento, ensino dos fundamentos técnicos e táticos e finalizado com jogos entre os estudantes e a comunidade. Serão organizados amistosos mensais. Serão organizadas rodas de conversa com a temática gênero, equidade no esporte e o respeito à diversidade e às matrizes africanas

Recursos Necessários

Computador, caderno, lápis, bola, cones, uniformes, data show e apito

Duração Prevista

Serão realizados 1 encontro semanal das 13:30 as 15:00 (primeiro grupo de estudantes e das 15:00 as 16:30 (segundo grupo de estudantes)

Processo Avaliativo

A avaliação será processual considerando e valorizando o espaço de fala entre os estudantes

Observações

O projeto “futsal feminino, gênero e espaço de fala: desmistificando mitos” tem a perspectiva de contribuir com a formação das estudantes através da apropriação do conhecimento na construção de novos saberes referentes ao futsal feminino, gênero e valorização da diversidade e das matrizes africanas, favorecendo o impacto na formação dos discentes e ampliando as ações territoriais. Desta forma o esporte será tratado de forma pedagógica, contribuindo com igualdade de gênero

Referências Bibliográficas

BRASIL. Práticas corporais e a organização do conhecimento: esporte de invasão. 2014.

BRASIL. Confederação Brasileira de futsal de salão. Livro nacional de regras de futsal 2021. 2021.

BRASIL. Lei 10.639/2003 Inclui no Currículo a história da população afro brasileira e indígena. Brasília/DF. 2003

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo. Cortez, 1980

FREIRE. Pedagogia do Oprimido. Ed. Paz e Terra. RJ. 1981

GALVÃO Nicole Chiba. Compreendendo o handebol pelo jogo. Bauru. 2022

PAIM. Maria Cristina Chimelo. Reflexões sobre a educação física escolar. 2002

 SAFFIOT. Heleith, Contribuições feministas para o estudo da violência de gênero. UNESP. 2001

 SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Tradução de Christine Rufino Dabat e Maria Betânia Ávila. [s.l]:[s.n], 1989. p.

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