Futsal, gênero e espaço de fala: desmistificando mitos
Estado: Bahia (BA)
Etapa de Ensino: Ensino Médio
Modalidade: Educação Regular
Disciplina: Educação Física
Formato: Presencial
Mulher preta, casada, mãe de dois filhos. Na educação básica, estudei em escolas públicas do ensino fundamental ao médio, onde cursei formação geral. Em 2002, iniciei a minha trajetória acadêmica na UCSAL no curso de Licenciatura Plena em Educação Física, sendo necessário trabalhar para manter os estudos. Em seguida, me graduei em Serviço Social. Conclui especializações pela UFBA e pela UNEB.
Objetivos
Possibilitar a troca de práticas e saberes entre estudantes e a comunidade externa por meio da vivência no futsal feminino e da reflexão entre prática esportiva e gênero, além de estimular ações cooperativas, respeitosas e de protagonismo juvenil na escola
Objetivos específicos:
- Apresentar as regras oficiais e os fundamentos técnicos e táticos do futsal feminino e discutir sobre a importância dos valores sociais, respeito às regras, práticas inclusivas e do trabalho em equipe.
- Estimular o protagonismo juvenil.
- Contribuir com a prevenção de doenças e agravos à saúde mental dos adolescentes.
Conteúdo
2 - Concepções de gênero
3- Regras oficiais do futsal feminino e vivência colaborativa do esporte
4 - Roda de conversa entre os alunos e os convidados da comunidade externa sobre
5 - Gênero, mulher negra e a lei 10.639/2003
Metodologia
As atividades terão início sempre com uma reunião para discussão das ações, estímulo a autoestimas das participantes e avaliação processual do projeto em formato de roda de conversa, em seguida serão iniciadas as vivências/treinos com alongamento, ensino dos fundamentos técnicos e táticos e finalizado com jogos entre os estudantes e a comunidade. Serão organizados amistosos mensais. Serão organizadas rodas de conversa com a temática gênero, equidade no esporte e o respeito à diversidade e às matrizes africanas
Recursos Necessários
Duração Prevista
Processo Avaliativo
Observações
Referências Bibliográficas
BRASIL. Confederação Brasileira de futsal de salão. Livro nacional de regras de futsal 2021. 2021.
BRASIL. Lei 10.639/2003 Inclui no Currículo a história da população afro brasileira e indígena. Brasília/DF. 2003
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo. Cortez, 1980
FREIRE. Pedagogia do Oprimido. Ed. Paz e Terra. RJ. 1981
GALVÃO Nicole Chiba. Compreendendo o handebol pelo jogo. Bauru. 2022
PAIM. Maria Cristina Chimelo. Reflexões sobre a educação física escolar. 2002
SAFFIOT. Heleith, Contribuições feministas para o estudo da violência de gênero. UNESP. 2001
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Tradução de Christine Rufino Dabat e Maria Betânia Ávila. [s.l]:[s.n], 1989. p.