Forte como elas: olhares sobre as mulheres

Estado: São Paulo (SP)

Etapa de Ensino: Ensino Fundamental II

Modalidade: Educação Regular

Disciplina: Língua Portuguesa

Formato: Presencial

Pedagoga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC). Psicopedagoga formada pela Universidade Metrocamp e neuropsicóloga formada pela Unicamp. Atuou como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental por 18 anos e como autora e revisora de planos de aula de Matemática no Time de Autores Nova Escola. Atuou na gestão pedagógica dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Formadora de professores em tecnologia educacional, metodologias ativas, ensino híbrido e BNCC pela Nova Escola. É também autora de material didático EAD para a Faculdade Multivix. Líder do Grupo de Educadores Google de Campinas e formadora de professores na Foreducation Edtech, na área de metodologias ativas e tecnologias para a sala de aula.

Objetivos


  • Identificar uma mulher próxima que seja influência em sua vida;

  • Compreender os fatores que levam uma mulher a ser reconhecida mundialmente como influenciadora;

  • Relacionar aspectos semelhantes e diferentes entre a reportagem e escolhas próprias;

  • Produzir texto coletivo com base em pesquisa feita pelos alunos.

Conteúdo


  • Mulheres influentes

  • O que torna uma pessoa influente

  • Qual a influência da mulher na nossa vida

  • Quem são as mulheres que nos influenciam e porque isso ocorre

Metodologia

O/A professor/a deve auxiliar no processo de escolha e representação de forma a garantir a diversidade das mulheres retratadas, visando fortalecer as/os estudantes e evitar exclusões. 

APRESENTAÇÃO

Primeiro momento:

Questione os alunos sobre o que torna uma pessoa influente e como podemos reconhecer isso. Ouça-os e troque conhecimentos sobre o tema.

Segundo momento:

Faça uma lista coletiva com os nomes das mulheres influentes que os estudantes conhecem e o motivo de serem influentes. Deixe a lista visível para todos.

Terceiro momento:

Solicite que os alunos façam um desenho que represente a mulher mais importante da vida deles, e escrevam uma frase explicando o motivo dela ser tão especial.

Com essas imagens prontas, componha um mural após sentar-se em roda e ouvi-los em suas produções.

DESENVOLVIMENTO

Apresente essa reportagem da BBC Brasil com uma lista das mulheres mais inspiradoras e influentes de 2020 (a lista é atualizada anualmente pelo site da BBC Brasil).

Faça uma leitura com compreensão sobre a forma como elegeram os nomes que deveriam constar nessa lista.

Divida os alunos em grupos, e peça que escolham um nome da lista para pesquisar mais fatos do que os apresentados na reportagem.

Proporcione um momento de apresentação dessa curadoria.

Nesse momento de apresentação dos grupos, proponha perguntas que os levem à reflexão, como:

  • Essas mulheres nos influenciam também?

  • Você elegeria ela para seu top100?

  • Você conhece alguém que poderia compor essa lista?


FECHAMENTO

Que tal uma reportagem sobre as mulheres influentes da classe?

Proponha que os alunos façam uma pesquisa sobre as mulheres que desenharam como as mais influentes de suas vidas e escrevam um texto sobre elas. Essa pesquisa deve ser agrupada e pode virar um e-book ou um texto coletivo da classe, que pode ser divulgado na escola.

Recursos Necessários

Papel, lápis colorido e grafite e reportagem da BBC disponível neste link.

Duração Prevista

2 aulas de 45 minutos

Processo Avaliativo

Desenvolvimento de reportagem coletiva sobre as mulheres que influenciam nossas vidas.

Referências Bibliográficas

BNCC

Educamídia (educamidia.org.br)

CNN Brasil

DOWNLOAD