Filosofia Africana: performance, feminino e matrizes afro-ameríndias

Estado: Rio Grande do Norte (RN)

Etapa de Ensino: Ensino Fundamental I

Modalidade:

Disciplina: Artes, Educação Física, Filosofia, História, Língua Portuguesa, Sociologia

Formato: Presencial

Possui graduação/licenciatura em Filosofia (UERN), curso profissionalizante em Produção Cultural (Rede de Ensino Desenvolvimento Artístico) e especialização em Gestão Escolar: administração, supervisão e orientação (FUNIP). Estudante da graduação/licenciatura em Pedagogia (UNINTER), e das especializações (FUNIP): 1) Gestão de Políticas Públicas; 2) Filosofia e Direitos Humanos. Discípulo na Casa de Jurema Mestre Carlos e no Ilê Axé Dajô Obá Ogodô. Reúne experiência em trabalhos técnicos, estudos, pesquisas e extensão no âmbito da Educação, da Cultura e das Políticas Públicas, com foco nos grupos temáticos: educação das relações étnico-raciais, políticas de igualdade racial, manifestações culturais, comunidades tradicionais de matriz africana, patrimônio imaterial, fóruns e conselhos de direitos. Na UERN está vinculado, como voluntário ao Grupo de Estudos Culturais (GRUESC), ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e à Comissão de Avaliação do Procedimento de Heteroidentificação para as Cotas Étnico-Raciais. É fundador e está coordenador do Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Ameríndia de Mossoró-RN. Está coordenador da Rede de Jovens de Matriz Africana e Terreiros do Rio Grande do Norte (REJOMATE/RN). Organizador dos livros Michel Foucault: reflexões acerca dos saberes e dos sujeitos (2019); Ensino e Formação: novas perspectivas para o cotidiano (2018); Interfaces dos Gêneros e do Sujeito: construindo relações filosóficas e socioeducacionais no âmbito brasileiro (2017). Integrou a coordenação do I Encontro do Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Ameríndia de Mossoró-RN. Integrou a equipe de produção do I e do II Campeonato de Poesia Performática Slam Mossoró (2018 e 2019). Integrou a equipe de produção cultural do I Campeonato de Poesia Performática Slam RN (2019). Coordenou o IV Seminário Temático de Filosofia/UERN: ética e igualdade de gênero na sociedade brasileira (2016). Coordena o Projeto Cultural “Poesia Performática e Produção Artístico-Cultural em Mossoró/RN: o Poetry Slam como Palco de Artistas de Rua e Agentes Culturais” (Prêmio de Literatura Dorian Jorge Freire – Edital 002 2020/PMM). Integra a equipe de produção do projeto cultural Poesia Performática e Slam Mossoró: Arte e Educação na Voz de Adolescentes (Edital 001/2019). Integra a equipe do projeto de pesquisa e extensão “Mapeamento das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Africanas na cidade de Mossoró/RN”, (MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – Universal).

Objetivos

Valorizar o ensino de africanidades e suas potencialidades com as temáticas gênero, sexualidade e matrizes afro-ameríndias.

Conteúdo


  • O corpo negro na arte;

  • A presença feminina na história da arte e cultura dos povos e comunidades tradicionais de matriz afro-ameríndia;

  • Filosofia Africana com e desde saberes ancestrais femininos;

  • A arte da palhaçaria feminina.

Metodologia

Aulas expositivas, lúdicas, contação de histórias, brincadeiras e danças.

Recursos Necessários

Caixa de som, data show, livros, notebook, etc.

Duração Prevista

Oito encontros, com duração de 4 horas cada.

Processo Avaliativo

Interação nos encontros.

Referências Bibliográficas

Filosofia Africana: inspiração formativas para o ensino de africanidades - Adilbênia Freire Machado - 2019

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