Escritoras negras: minha história; nossas histórias
Estado: Espírito Santo (ES)
Etapa de Ensino: Ensino Médio
Modalidade: Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola, Educação Profissional Tecnológica, Educação Regular, Educação Tecnológica
Disciplina: Língua Portuguesa, Matemática
Formato: Presencial
Mulher preta, filha, irmã, mãe solo. Professora estatutária do munícipio da Serra (Espírito Santo). Atua nas séries iniciais. Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Homenageada pelo I e II AfroCelebrarte do munícipio da Serra, evento que homenageia profissionais da Educação que desenvolvem projetos em educação étnico-racial. Participante da edição da FLUP 2020 "Uma revolução chamada Carolina" em homenagem aos 60 anos do livro "Quarto despejo: diário de uma favelada".
Objetivos
• Apresentar a bibliografia de escritoras negras brasileiras e internacionais;
• Traçar um retrospecto histórico de escritoras negras brasileiras, articulando sua importância social e cultural;
• Desenvolver atividades escritas e artísticas a partir de escrevivências, contemplando as disciplinas de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Artes), Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas (História e Geografia);
• Desenvolver atividades escritas e artísticas que valorizem o pretuguês contemplando as disciplinas de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Artes), Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas (História e Geografia);
• Incentivar a leitura de livros infanto-juvenis de autoras negras, promovendo contações de histórias;.
• Expor em evento organizado pela escola, no dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra, as atividades executadas no decorrer do ano.
Conteúdo
Leitura;
Interpretação de texto;
Produção textual;
Gêneros textuais;
Gramática e ortografia (a depender do ano/série)
Estética afro-brasileira e africana;
Valores culturais africanos e afrobrasileiros.
Matemática:
Situações- problema;
Interpretação de tabelas e gráficos.
Ciências Humanas (História e Geografia):
Sujeitos históricos;
Fontes históricas;
Tradições orais e escritas;
Interpretação de mapas (Brasil e Mundi);
Formação da sociedade brasileira;
Valorização da cultura afro-brasileira e africana.
Metodologia
A proposta prevista considera o trabalho com uma turma com média de 25 estudantes.
Momento preliminar:
Antes de implementar o projeto, a/o docente deve realizar uma pesquisa prévia sobre autoras negras nacionais e internacionais.
Momento 1:
Sugere-se que seja feito um sorteio para que cada estudante realize uma pesquisa biográfica sobre uma autora e a apresente à turma.
Sugestão de 25 autoras para o projeto:
- Maria Firmina dos Reis
- Carolina Maria de Jesus
- Lélia Gonzalez
- Beatriz Nascimento
- Sueli Carneiro
- Conceição Evaristo
- Djamila Ribeiro
- Elisa Lucinda
- Kiusam de Oliveira
- Chimamanda Ngozi Adichie
- Bell Hooks
- Angela Davis
- Audre Lorde
- Maya Angelou
- Livia Natália
- Joice Berth
- Carla Akotirene
- Patricia Hill Collins
- Paulina Chiziane
- Vilma Piedade
- Nilma Lino Gomes
- Sônia Rosa
- Ana Maria Gonçalves
- Madu Costa
- Noelia Miranda
Momento 2:
Depois das apresentações, a partir das biografias estudadas, sugere-se que sejam escolhidas 6 (seis) autoras para leitura da obra no decorrer do ano letivo.
Esta proposta de projeto interdisciplinar considera a escolha das autoras:
- Carolina Maria de Jesus
- Lélia Gonzalez
- Conceição Evaristo
- Kiusam de Oliveira
- Nilma Lino Gomes
- Sônia Rosa
A partir dessa organização, serão estabelecidos momentos de atividades fixas quinzenais:
- Roda de conversa e leitura de apresentação das autoras;
- Ida a biblioteca (contato com livros infanto-juvenis das autoras selecionadas)
- Ida a sala de vídeo (apresentação de vídeos disponíveis em plataformas online sobre tradição oral (griots); valorização da identidade negra; entrevistas ou documentários sobre as autoras selecionadas.
- Contação de Histórias (narração de livros infanto-juvenis das autoras selecionadas).
- Produções textuais escritas que resgatem as escrevivências dos alunos.
Recursos Necessários
- Internet: apresentação de vídeos e slides resultantes das pesquisas
- Livros infanto-juvenis voltados à educação étnico-racial
- Folhas A4
- Caderno
- Lápis
- Apontador
- Borracha
- Lápis de cor
- Canetas coloridas (hidrocor)
- Impressora
- Cartolina
- Papel metro
Duração Prevista
Processo Avaliativo
- Leitura e interpretação de texto;
- Organização estética e produção escrita das biografias;
- Avaliação trimestral dos conteúdos abordados.
Outros critérios de avaliação:
- Participação e interação entre estudantes e docentes;
- Autonomia;
- Criatividade;
- Articulação na exposição de ideias.
Observações
Referências Bibliográficas
GOMES, Nilma Lino. Betina. São Paulo: Mazza Edições, 2009. 24p.
KALEKI; GOTTING, Jean-Claude. Anansi: o velho sábio. (Tradução: Rosa Freire Aguiar). Companhia das Letrinhas, 2007. 32p.
MEIRELES, Ariane Celestino; SOUZA, Edileuza Penha de. Princesas Negras. Rio de Janeiro, Malê, 2018. 24p.
NILHA, Orlando. Carolina - Carolina Maria de Jesus (Coleção Black Power). Campinas,SP: Mostarda, 2019. 32p.
OLIVEIRA, Kiusam. O black power de Akin. São Paulo: ed Cultura, 2020.40p.
_____. O mundo no black power de Tayo. São Paulo: ed. Peirópolis, 2013. 46p.
ROSA, Sônia. O menino Nito: então, homem chora ou não? 4.ed. Rio de Janeiro: Pallas,2011. 16p.