Educação para cidadania e direitos humanos: uma questão de gênero
Estado: Minas Gerais (MG)
Etapa de Ensino: Ensino Fundamental II, Ensino Médio
Modalidade: Educação de Jovens e Adultos
Disciplina: Artes, Biologia, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Sociologia
Formato: Remoto
Professora Associada 2 da UFMG. Pós-doutora em Educação de Jovens e Adultos (EJA) pela UERJ, doutora e mestra em Educação pela UFMG, pedagoga e historiadora. Trabalhou com Educação Básica em redes públicas e no setor privado por 29 anos. Diretora de Escola eleita. Presidente eleita do Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte. Foi representante dos Fóruns de EJA do Brasil na Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA) do MEC/SECADI no biênio 2012/2013. Atualmente é coordenadora da Linha de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos no Programa de Pós-Graduação MESTRADO PROFISSIONAL – EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA – PROMESTRE da FAE/UFMG; professora associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da FAE-UFMG; coordenadora do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA/FAE/UFMG). Foi titular do Fórum Nacional de Educação (FNE) como Representante dos Fóruns de EJA do Brasil de 2014 a 2017; titular do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) como Representante dos Fóruns de EJA do Brasil de 2017 a 2019. É pesquisadora cadastrada no CNPq. Tem experiência com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, nas temáticas de Didática, Juventude, Política Pública, Educação Antirracista, Formação Docente, Diferentes Diferenças e EJA como Ação Afirmativa.
Objetivos
Apresentar aos professores e às professoras do Brasil esse material pedagógico, a ser utilizado no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, na perspectiva da Educação Integral e integrada (EII), por meio do desenvolvimento de práticas pedagógicas que apresentem os direitos humanos, o respeito às diferenças, o reconhecimento das diversidades e a prática da cidadania durante o trabalho com os conteúdos propostos nos Componentes Curriculares.
Específicos:
- Contribuir com o trabalho pedagógico de professores e professoras de modo a participar da formação de estudantes responsáveis, autônomos, solidários, que conheçam e exerçam seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo;
- Apresentar aos professores e às professoras do Brasil a concepção de Educação de Qualidade Social como aquela que prevê padrões de excelência e adequação aos interesses da maioria da população, tendo como valores fundamentais a solidariedade, a justiça, a honestidade, o conhecimento, a autonomia, a liberdade e a ampliação da cidadania;
- Apresentar aos professores e às professoras do Brasil a concepção de inclusão social, por meio da qual os estudantes tornar-se-ão aptos ao questionamento, à problematização, à tomada de decisões, buscando as ações coletivas possíveis e necessárias ao encaminhamento dos problemas de cada um, da comunidade e da sociedade onde vivem;
- Fomentar possibilidades de trabalho pedagógico aos professores e às professoras do Brasil por meio do qual seja possível propor atividades educativas que se dirijam ao ser humano integral, considerando todas as dimensões de sua relação com o mundo;
- Apresentar aos professores e às professoras do Brasil a concepção de Direitos Humanos como direito de todos os humanos, em uma perspectiva teórico, histórico, metodológica, contextual e cotidiana.
Conteúdo
- Gênero na EJA
- Gênero, Religiosidade e Laicidade na EJA
- Gênero e Diversidade Geracional na EJA
- Gênero e Diversidade Sexual na EJA
- Gênero e Educação para as Relações Etnico Raciais na EJA.
Metodologia
B) Elaboração de um Caderno Pedagógico para tratar das relações de gênero e do enfrentamento à violência contra a mulher; Relato de Experiência e Sequência Didática, sempre como possibilidades educativas decorrentes de problematizações suscitadas pelos causos lidos em perspectiva que os sistematizem em diálogo com as experiências vivenciadas por docentes.
Recursos Necessários
Duração Prevista
Processo Avaliativo
Observações
Analise da Silva Pedagoga e Historiadora. Mestre e Doutora em Educação pela UFMG. Pós-Doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Trabalhou com Educação Básica em redes públicas e escolas particulares por 29 anos. Foi Representante dos Fóruns de EJA do Brasil na Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA) do MEC/SECADI no biênio 2012/2013. Atualmente é: Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Núcleo de Educação de Jovens e Adultos; Coordenadora da Linha de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos no Programa de Pós-Graduação MESTRADO PROFISSIONAL – EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA – PROMESTRE da FAE/UFMG; Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da FAE-UFMG; Coordenadora do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos – NEJA/FAE/UFMG; Membro Titular do Fórum Nacional de Educação (FNE) como Representante dos Fóruns de EJA do Brasil de 2014 a 2017 e Pesquisadora cadastrada no CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando neste campo, nas temáticas de Didática, Juventudes Presentes na EJA, Política Pública, Educação Anti-Racismo, Formação Docente, Diferentes Diferenças e EJA como Ação Afirmativa. Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707374Z1
Carmem Lúcia Eiterer Possui bacharelado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Licenciada, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da mesma universidade, é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (NEJA) e a linha de Pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. É autora de capítulos de livros e de artigos em periódicos. É também co-organizadora do(s) livro(s) Eiterer, Carmem Lucia ; LUZ, I. R. (Org.) . Sujeitos da educação diversidade, direitos e participação política. 1. ed. Belo Horizonte: Belo Horizonte, 2013. v. 1. 264p . Eiterer, Carmem Lucia ; Campos, R. C. . Sujeitos Sociais, processos educativos e enfrentamentos da exclusao. 1. ed. Belo Horizonte: Mazza, 2012. v. 1. 213p. Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799400A0;
Débora Mariz Professora Adjunta de Ensino de Filosofia na FaE/UFMG. Graduada em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE, 2012), Especialista em Temas Filosóficos pela UFMG (2003), Mestre em Filosofia pela UFMG (2007) e Doutora em Filosofia pela UFMG (2016). No mestrado dedicou-se ao estudo do hábito nas obras éticas e biológicas de Aristóteles. No doutorado defendeu a importância do corpo e do trabalho na obra da filósofa francesa Simone Weil. Experiência docente com a disciplina Filosofia na modalidade presencial e semipresencial (EaD) em faculdades particulares. Também lecionou Filosofia no Ensino Médio em instituição particular. Atuou também como Professora Substituta do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Áreas de Pesquisa: Ensino de Filosofia na EJA no Município de Belo Horizonte, Filosofia Contemporânea Francesa, Ética e Filosofia do Trabalho. Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130330H0;
Leôncio José Gomes Soares Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Esteve como Professor Visitante na Universidade Federal de Pernambuco em 2002-2003. Realizou pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense em 2006, com bolsa do CNPq. Pesquisa e publica na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, abordando a política educacional, a formação docente, a escolarização de jovens e adultos e a história da educação. Realizou de 2012 a 2013, pós-doutoramento na Northern Illinois University, em Illinois, Estados Unidos da América, com bolsa da CAPES. Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769382A4
Miguel Gonzales Arroyo Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974) e doutorado (PhD em Educação) – Stanford University (1976). É Professor Titular Emérito da Faculdade de Educação da UFMG. Foi Secretário Adjunto de Educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, coordenando e elaborando a implantação da proposta político-pedagógica Escola Plural. Acompanha propostas educativas em várias redes estaduais e municipais do país. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cultura escolar, gestão escolar, educação básica e currículo. link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787299P4
Walter Ernesto Ude Marques Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000). Pós-Doutorado na Universidade Federal Fluminense (2006-2007); Pós-doutorado na Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais, no Programa de Pós-graduação Promestre, e professor da Faculdade Universo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho infantil, infância, marginalização, sistema prisional, sistema socioeducativo, escola e prevenção. Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794530H4
Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca Graduada em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1983), mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1991) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2001), com pós-doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (2012). É professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais, na qual atua na formação de professoras e professores que ensinam Matemática, e coordena, desde 2005, o Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos da UFMG. É líder do Grupo de Pesquisa Estudos sobre Numeramento – GEN, vice-líder do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade – GIPEMS, vice-coordenadora do GT 18 – Educação de Pessoas Jovens e Adultas da ANPEd e consultora do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional – INAF. Foi vice coordenadora (2013-2014) e depois coordenadora (2014-2016) do Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da UFMG. Coordena, desde 2002, o Polo Minas Gerais da rede internacional de formação docente que compõe o Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião – NEPSO. Desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes campos: Educação Matemática, Educação de Pessoas Jovens e Adultas, Letramento e Numeramento e Educação do Campo. Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789633Z4
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