Dixie Chicks na Luta contra Violência Doméstica na Aula de Inglês
Estado: Pernambuco (PE)
Etapa de Ensino: Ensino Fundamental II, Ensino Médio
Modalidade: Educação Profissional Tecnológica
Disciplina: Inglês
Formato: Presencial
Professora de inglês; doutora em linguística pela UFPE; professora adjunta da Licenciatura em Letras da UFRPE-UAST; tradutora inglês-português; coordenadora do Dadá: grupo de estudos de gênero, sexualidade e saúde; integrande da Rede Interdisciplinar de Mulheres Acadêmicas do Semiárido-RIMAS.
Objetivos
- Desenvolver repertório lexical relacionado à crimes de violência contra mulher por meio da canção country Goodbye Earl das Dixie Chicks;
- Desenvolver estratégias de leitura usando o gênero letra de música para compreensão geral e detalhada do texto;
- Analisar a estrutura potencial do gênero letra de música, especificamente nas características da música country;
- Interpretar com base em pistas audiovisuais o videoclipe da canção Goodbye Earl, das Dixie Chicks;
- Relacionar a construção do audiovisual do videoclipe com a letra da música da canção em que se baseia;
- Sensibilizar o uso da linguagem informal e dos sotaques da língua inglesa fora do standard;
- Debater criticamente soluções para situações de violência doméstica.
Conteúdo
- Estratégias de leitura de textos verbais em língua inglesa para informações amplas e específicas;
- Estratégias de leitura de textos audiovisuais em seus aspectos narrativos;
- Repertório lexical de violência contra a mulher;
- Usos informais da língua inglesa;
- Letramento crítico em língua inglesa.
Metodologia
Recursos Necessários
Duração Prevista
Processo Avaliativo
Observações
Referências Bibliográficas
CANAGARAJAH, S. In Search of a New Paradigm for Teaching English as an International Language. In TESOL Journal, vol. 5, n.4, pp. 767-785, 2014, Disponível em: https://www.academia.edu/11700982/In_search_of_a_new_paradigm_for_teaching_English_as_an_International_Language Acesso em 19 nov. 2020
CANDAU, V. M. F. Cotidiano escolar e práticas interculturais. In Cad. Pesquisa, vol.46, n.161, pp.802-820, 2016.
CERVETTI, N.; PARDALES P. & DAMICO, G. A tale of differences: comparing the traditions, perspectives, and educational goals of critical reading and critical literacy. 2001. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/334372467_A_Tale_of_Differences_Comparing_the_Traditions_Perspectives_and_Educational_Goals_of_Critical_Reading_and_Critical_Literacy. Acesso em: 19 nov. 2020.
COPE, W.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: New Literacies, New Learning. In Pedagogies, n. 4, p. 164-195, 2009. DOI 10.1080/15544800903076044.
CORTAZZI, M.; JIN, L. Cultural mirrors: materials and methods in the EFL classroom. In HINKEL, E. (Ed.). Culture and second language teaching and learning. United States: Cambridge University Press, 1999. p.196-219.
BHATIA, V. BREMNER, S. (eds.). The Routledge Handbook of language and professional communication. New York: Routledge, 2014.
HEMAIS, B. J. Gêneros discursivos e multimodalidade: desafios, reflexões e propostas no ensino de inglês.SP: Pontes , 2015.
HUTCHINSON, T., A. WATERS. English for Specific Purposes - a learning-centred approach. Cambridge, Cambridge University Press, 1987.
MILLAR, D. Promoting Genre Awareness in the EFL Classroom. In: English Teaching Forum, n. 02, 2011, p.2-14.
SOUZA, A. G. F. et al. Leitura em Língua Inglesa: uma abordagem instrumental. SP: Disal, 2005