Diversidade sexual e de gênero
Estado: Minas Gerais (MG)
Etapa de Ensino: Ensino Médio
Modalidade:
Disciplina: Artes, Biologia, Filosofia, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Sociologia
Formato: Presencial
Professora que acredita na igualdade e liberdade. Luto por esses dois preceitos por ser militante dessa causa, mulher e por ser bióloga, aprendi no ensino superior que não existe raça biológica para humanos e que o conceito de gênero é social. Atuando em escolas públicas na minha cidade, constatei a necessidade de trabalhar esses conceitos, visto que eles estão sendo desconstruídos junto a despolitização da sociedade. Sinto cada vez mais a necessidade de educar jovens sem preconceitos e discriminação diante de qualquer pessoa ou situação.
Objetivos
- Apresentar e discutir o tema Diversidade sexual e de gênero aos alunos do Ensino Médio do Instituto de Educação de Minas Gerais;
- Elaborar diferentes práticas que possam erradicar a discriminação dentro e fora da escola;
- Conhecer e valorizar diferentes pessoas que contribuíram na luta pelos direitos dos LGBTQIA+ no Brasil e no mundo.
Conteúdo
a) A definição do conceito de gênero no campo sociológico.
b) A atuação da mulher e do homem na sociedade brasileira e mundial.
2. Biologia: A distinção entre sexo e gênero e a determinação do sexo nos organismos.
a)Trabalho com imagens de pessoas, objetos que culturalmente remetem e determina o gênero;
Discussão introdutória: O que define o sexo? O que define o gênero? (trabalho junto ao docente que leciona sociologia).
b) Meiose: definição do sexo no bebê.
* Estudo dirigido sobre as definições de sexo e gênero. (Texto: Diversidade sexual: da biologia sexista aos estudos de gênero)
3. Artes: Vivendo homofobia a discriminação: Elaboração de vídeos pelos alunos e escolha do melhor vídeo.
4. História: LGBTQIA+ que fizeram história;
6. Geografia: Políticas sociais voltadas para o publico LGBTQIA+ no Brasil e mundo;
7. Filosofia: O gênero no ponto de vista filosófico. Como os autores compreendem o tema hoje e ao longo dos anos.
Metodologia
II. As disciplinas trabalharão o tema de forma multidisciplinar através dos subtemas:
1. A distinção entre sexo e gênero e a determinação do sexo nos organismos;
2. Vivendo homofobia e a discriminação: Elaboração de vídeos pelos alunos.
3. LGBTQIA+ que fizeram história;
4. Políticas sociais voltadas para o publico 5. 5.LGBTQIA+ no Brasil. Filósofos que contribuíram para o tema LGBTQIA+;
6. O tema LGBTQIA+ no cinema e na música;
7. Estatísticas da violência e homofobia no Brasil.
8. Concurso de redação com o tema “Diversidade de gênero”.
II. Os alunos irão se reunir no auditório e participar de uma mesa redonda com alguns convidados e discutir o tema.
1. Serão apresentados os vídeos produzidos pelos alunos sobre a violência contra e homofobia.
2. A melhor redação sobre o tema "Diversidade de gênero" será premiada.
Recursos Necessários
Duração Prevista
Processo Avaliativo
Referências Bibliográficas
. Acesso em 18 de março de 2017.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Disponível em < www.direitoshumanos.usp.br>. Acesso em 18 de março de 2017.
PALOSKI, Luis Henrique; CODONÁ, Eliane. Diversidade Sexual: da biologia sexista aos estudos de gênero. Revista Saúde e Desenvolvimento Humano. Porto Alegre, 2014.
RIBEIRO, Mônica Dias. Gênero e diversidade sexual na escola: sua relevância como conteúdo estruturante no ensino médio. Revista Eletrônica: LENPES- PIBID de Ciências Sociais- UEL. Londrina, 2012. Disponível em http://www.uel.br/revistas/lenpes-pibid/pages/arquivos/2%20Edicao/MONICA%20-%20ORIENT%20%20ANGELA.pdf
ROZELLI-CRUZ, Amadeu. Homossexualidade, homofobia e a agressividade do uso do palavrão. Seu uso na educação sexual escolar. Educar em Revista, Curitiba, n. 39, p. 73-85, jan./abr. 2011. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/er/n39/n39a06