Desmistificando Mitos
Estado: São Paulo (SP)
Etapa de Ensino: Ensino Fundamental II, Ensino Médio
Modalidade: Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional Tecnológica
Disciplina: Artes, Educação Física, Filosofia, Língua Portuguesa, Matemática, Sociologia
Formato: Presencial
Doutorando em Ciências Biológicas e da Saúde-UFSCar-São Carlos. Mestre em Educação Sexual pela Unesp-Araraquara. Foi Conselheiro Tutelar por dois mandatos consecutivos (2016-2020/2020-2024), finalizando a atuação no ano de 2021. Docente do curso de Psicologia no Centro Universitário Anhanguera-Matão, onde também atua como coordenador do curso. Pós-graduando em Atendimento Psicossocial a Vítimas de Violências-UFSCar-São Carlos. Pós- graduando em Formação Didático Pedagógica para cursos na Modalidade a Distância-Univesp. Facilitador na Universidade Virtual do Estado de São Paulo-Univesp. Realizou curso de Perícia Judicial na Instituição de Ensino Curso Beta e Curso de Perícia Judicial no Âmbito da Psicologia pelo Instituto Simone Lemes. Ministra palestras, minicursos e formação continuada sobre violências contra crianças e adolescentes, com ênfase na violência sexual, para profissionais das áreas: saúde, educação, assistência social, segurança e áreas afins. Presta Consultoria para Conselhos Tutelares. Militante e idealizador da Página Conselheiro Tutelar e Prática. Tem experiência com a Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), Mestre e Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da EERP-USP, e Especialista em Enfermagem Pediátrica e Neonatológica pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Professora Adjunto no Departamento de Enfermagem, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e docente do Curso de Especialização em Enfermagem Pediátrica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente, é Coordenadora da Coordenadoria de Cursos de Extensão junto à Pró-Reitoria de Extensão (CCEx/ProEx). Realizou estágio pós-doutoral no Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da EERP-USP, com período de estágio em pesquisa no exterior na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Coimbra, Portugal) e Universidade de Bristol (Bristol, Reino Unido). Membro do Núcleo de Estudos, Ensino e Pesquisa em Assistência Primária à Saúde Escolar - PROASE desde 2004. Membro da International Society for the Prevention of Child Abuse and Neglect. Atuou como enfermeira na Secretaria Municipal de Saúde de Campinas-SP (assistência e gestão), em atenção básica e saúde mental infantojuvenil. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde Coletiva e Saúde Mental.
Mestre em Educação Especial pela Ufscar, Doutora em Educação Escolar com Pós doutorado em Sexologia e Educação Sexual pela faculdade de ciências e letras de Araraquara-Unesp. Docente e coordenadora do programa de pós graduação em Educação Sexual da faculdade de ciências e letras de Araraquara-Unesp e vice -coordenadora e docente do programa de pós graduação em Educação Escolar.
Objetivos
Conteúdo
Metodologia
Recursos Necessários
Duração Prevista
Processo Avaliativo
Referências Bibliográficas
BRASIL. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/maio/ministerio-divulga-dados-de-violencia-sexual-contra-criancas-e-adolescentes. Acesso em 23 set. 2020.
CAETANO, M. CÔNCAVO E CONVEXO: os limites e sentidos do olhar. In: Silva, F. F; Magalhães, J. C; Ribeiro, P. R. C; Quadrado, R. P. (Org). Sexualidade e Escola: compartilhando saberes e experiências. 3ª Ed. Rio Grande, 2013. p. 88.
CLICFILHOSBETA. Mitos e verdades sobre a homossexualidade. Acesso em: 02 de nov. 2020. Disponível: http://www.clicfilhos.com.br/ler/455-Mitos_e_verdades_sobre_a_homossexualidade.
Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção de Direitos LGBT. Relatório Final – 3a Conferência Nacional de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. 2016.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.
JUNQUEIRA, R. D. Escola e Enfrentamento à Homofobia: pelo reconhecimento da diversidade sexual como fator de melhoria da educação de todos. In: Ribeiro, P. R. C; Quadrado, R. P. (Org). Corpos, gêneros e sexualidade: questões possíveis para o currículo escolar. 3ª Ed. Rio Grande, 2013.
KNOW VIOLENCE IN CHILDHOOD. Ending Violence in Childhood. Global Report 2017, p. 15-114.
LANZ L. Dicionário Transgênero. Ed Transgente. 2016.
MARDELL A. The ABCs of LGBT. Mango Media. 2016.
MOSCHETA MS, FÉBOLE DS, ANZOLIN B. Visibilidade seletiva: a influência da heterossexualidade compulsória nos cuidados em saúde de homens gays e mulheres lésbicas e bissexuais. Sau. & Transf. Soc. 2016;7(3):71-83.
MOURA, A. F., LIMA, M. G. A Reivenção da Roda: roda de conversa: im instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 23. n.1, p. 98-106, jan-jun.2014.
RIBEIRO, P. R. C. (RE)PENSANDO OUTRS POSSIBILIDADES DE DISCUTIR A SEXUALIDADE NA ESCOLA. In: Ribeiro, P. R. C; Quadrado, R. P. (Org). Sexualidade e Escola: compartilhando saberes e experiências. 3ª Ed. Rio Grande, 2013.
NUNES, C; SILVA, E. Educação Sexual da Criança: polêmicas do nosso tempo. 1ªEd. 2000 p. 16-17.
SANDERSON, C. Abuso sexual em crianças: fortalecendo pais e professores para proteger crianças contra abusos sexuais e pedofilia. São Paulo: M. Books do Brasil, 2005.
SOARES, G. F. MULHER E ESPAÇO ESCOLAR: uma discussão sobre as identidades de gênero. In: Ribeiro, P. R. C; Quadrado, R. P. (Org). Sexualidade e Escola: compartilhando saberes e experiências. 3ª Ed. Rio Grande, 2013.
VICENTE, A. R. 30 ANOS DE ECA! Revista Maxxi- Matão- Ano VIII- Ed. 42. 2020, p. 44.
WORLD VISION. It Takes a world to end violence against children. A PERDECT STORM: millions more children at risk of violence under lockdwn and into the ‘new normal’. p. 04-17. 2020. Disponível: .