Desenho animado e igualdade de gênero
Estado: Bahia (BA)
Etapa de Ensino: Educação Infantil - Pré-Escola
Modalidade:
Disciplina: Língua Portuguesa, Sociologia
Formato: Presencial
Graduada em Licenciatura em Pedagogia, cursando Interpretação a Libras. Defensora da inclusão e diversidade.
Objetivos
- Desmitificar a separação entre brincadeiras de meninas e brincadeira de meninos;
- Trabalhar os papéis sociais;
- Discutir sobre o empoderamento feminino.
Conteúdo
Igualdade de Gênero
Metodologia
Iniciar a aula perguntando às crianças se já assistiram Peppa Pig, o que elas sabem sobre o desenho, o que elas acham interessante.
Assistir o desenho animado Peppa Pig:
Entre os episódios, perguntar o que as crianças perceberam de diferente. Devolver uma pergunta, como por exemplo, sobre episódio 8, perguntando quem gosta de balé. Observar a reação dos meninos, perguntar qual menino quer dançar balé. Se a resposta deles forem negativa, perguntar por que não dançam. Enfatizando que balé é uma dança, e todos podem dançar.
A partir das discussões feitas após a exibição de cada episódio, o professor ensinará o que é gênero (feminino e masculino), trazendo o desenho para a nossa realidade.
Discutir temas como (de forma lúdica e ilustrativa):
O professor dividirá a sala em três grupos e cada grupo ficará com um episódio. Em seguida, discutirão a partir das seguintes perguntas:
Os grupos irão desenhar num cartaz o que perceberam de interessante no episódio e apresentarão para a sala.
Assistir o desenho animado Peppa Pig:
- Episódio 2 – Mamãe trabalhando
- Episódio 4 – Soltando pipa
- Episódio 8 – Aula de balé
Entre os episódios, perguntar o que as crianças perceberam de diferente. Devolver uma pergunta, como por exemplo, sobre episódio 8, perguntando quem gosta de balé. Observar a reação dos meninos, perguntar qual menino quer dançar balé. Se a resposta deles forem negativa, perguntar por que não dançam. Enfatizando que balé é uma dança, e todos podem dançar.
A partir das discussões feitas após a exibição de cada episódio, o professor ensinará o que é gênero (feminino e masculino), trazendo o desenho para a nossa realidade.
Discutir temas como (de forma lúdica e ilustrativa):
- Papel social da mulher e do homem
- Brincadeiras de menino e brincadeiras de menina
- O empoderamento feminino
O professor dividirá a sala em três grupos e cada grupo ficará com um episódio. Em seguida, discutirão a partir das seguintes perguntas:
- Depois do que discutimos, o que vocês perceberam de interessante no episódio?
- Como foi que a situação aconteceu?
- Você já viu isso ocorrer na vida real?
Os grupos irão desenhar num cartaz o que perceberam de interessante no episódio e apresentarão para a sala.
Recursos Necessários
Notebook, datashow, piloto, quadro branco, canetinhas coloridas, lápis de colorir, lápis, borracha, cartolinas.
Duração Prevista
Três aulas
Processo Avaliativo
A avaliação será processual, considerando a relevância que as crianças deram ao tema e a participação durante as discussões.
Observações
O desenho animado, a atividade proposta e o nível de discussão poderão ser alterados de acordo com a série/ano. Tendo em vista isso, trago a sugestão de outros 3 desenhos animados: Gravity Falls – Um Verão de Mistérios, Dra. Brinquedos e Show da Luna.
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Referências Bibliográficas
FLEURI, Reinaldo Matias. Políticas Da Diferença: Para Além dos Estereótipos na Prática Educacional. Educ. Soc. , Campinas, vol. 27, n. 95, p. 495-520, maio/ago. 2006.
GRIGNON, Claude, (1995). Cultura dominante, cultura escolar e multiculturalismo popular. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes.
OLIVEIRA, Rachel. SOUZA, Flávia Alessandra de. Fundamentos Teóricos do Debate Sobre Relações Étnico-raciais. In.: Educação e relações étnico-raciais / Rachel Oliveira, Flávia Alessandra de Souza. – Ilhéus, BA: Editus, 2012. 123p. : il. (Pedagogia - módulo 4 - volume 7 – EAD).
GRIGNON, Claude, (1995). Cultura dominante, cultura escolar e multiculturalismo popular. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes.
OLIVEIRA, Rachel. SOUZA, Flávia Alessandra de. Fundamentos Teóricos do Debate Sobre Relações Étnico-raciais. In.: Educação e relações étnico-raciais / Rachel Oliveira, Flávia Alessandra de Souza. – Ilhéus, BA: Editus, 2012. 123p. : il. (Pedagogia - módulo 4 - volume 7 – EAD).