Desconstruindo estereótipos: Diálogos sobre igualdade de gênero na escola
Estado: Rio de Janeiro (RJ)
Etapa de Ensino: Ensino Médio
Modalidade: Educação Profissional Tecnológica, Educação Regular
Disciplina: Filosofia, História
Formato: Presencial
Jaqueline possui graduação em História pela UERJ, pós-graduação em Cultura Africana pelo IFF e é Mestre em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais pela UERJ. É professora da educação básica em escolas públicas e privadas.
Henrique possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense e é professor da Educação Básica em instituição pública.
Objetivos
Objetivos específicos
- Explorar conceitos-chave relacionados à igualdade de gênero, como estereótipos, preconceitos e empoderamento feminino;
- Fomentar debates e discussões para promover a reflexão crítica e o diálogo construtivo sobre temas de gênero;
- Proporcionar um ambiente inclusivo e respeitoso, onde todas as vozes sejam ouvidas e valorizadas;
- Promover ações concretas dentro da escola para combater a desigualdade de gênero e incentivar a equidade.
Conteúdo
- Entender os conceitos sobre a igualdade de gênero;
- Trabalhar a problemática em torno do tema da homofobia;
- Identificar a necessidade de termos equidade no contexto escolar;
- Fomentar a integração sobre respeito, igualdade e equidade.
Metodologia
Como o projeto foi realizado
Foram realizadas rodas de conversa sobre gênero em formato de debate. Nessas rodas, mediadas por professores, os estudantes expressam seus conhecimentos, aprendem conceitos e desconstruem estereótipos de gênero.
Os encontros ocorrem mensalmente, sempre às sextas-feiras, com duração de duas horas. Os temas são previamente escolhidos pelos estudantes por meio de uma página em rede social. A inscrição para participação também é feita nessa plataforma.
Para exemplificar, dois dos temas já trabalhados foram "Homofobia na escola" e "Violência contra a mulher".
Desdobramentos da atividade
Além dos debates, são realizados painéis e publicações nas redes sociais para ampliar a conscientização sobre os temas discutidos. Como parte do projeto, os alunos são desafiados a desenvolver uma intervenção na escola ou na comunidade, promovendo a igualdade de gênero e o combate à discriminação.
Recursos Necessários
- Sala ampla
- Cadeiras e mesas
- Papel e caneteas
- Equipamentos de mídia (opcional) – Como computador, projetor ou caixa de som para exibição dos materiais de referência.
Duração Prevista
Processo Avaliativo
Destacar a importância de incluir o tema gênero para ressaltar a necessidade de ações concretas para combater a discriminação e a homofobia.
Referências Bibliográficas
BEVOIR, Simone de. O segundo sexo. Editora Nova Fronteira, 2016. BUTHER, Judith. Problemas de Gênero: Feminismo e Subversão da Identidade. Civilização Brasileira, 2003
CHIARELLA, Tatiana et al. A Pedagogia de Paulo Freire e o Processo Ensino Aprendizagem na Educação Médica. Rev. bras. educ. med. Rio de Janeiro. DAVIS, Angela. "Mulher, Raça e Classe". Boitempo Editorial, 2016 HOOKS, Bell. Feminismo é para todo mundo: Política arrebatadoras. Rosa dos Tempos, 2019.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de Despejo: Diário de uma favelada. Ática, 2020
FREIRE, Paulo, Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra, 2018.