Desconstruindo a cultura do machismo no futebol
Estado: São Paulo (SP)
Etapa de Ensino: Ensino Médio
Modalidade: Educação de Jovens e Adultos
Disciplina: Educação Física
Formato: Presencial
Professor de Educação Física da rede particular de ensino.
Objetivos
- Discutir e conscientizar sobre o machismo presente no futebol;
- Procurar soluções para resolver os problemas explicitados em aula;
- Vivenciar o jogo de forma mais acolhedora para todos;
- Dar voz às mulheres dentro da prática do futebol;
- Fazer com que os homens questionem sua postura dentro do jogo com as mulheres.
Conteúdo
Aula 1: Observação das relações do grupo com o futebol
Neste primeiro encontro a ideia é fazer com que os alunos experimentem o jogo a partir dos seus conhecimentos prévios, ou seja, eles irão se organizar e praticar o jogo da forma que decidirem, sem interferência do professor. No entanto este precisa ficar atento às atitudes que acontecerão neste encontro, por exemplo: o grupo fará um jogo inclusivo onde todos irão jogar? Qual será o papel das mulheres neste jogo? A quadra será amplamente ocupada por homens? As mulheres terão voz ativa nas decisões? O jogo terá regras oficiais? É importante que o professor anote todas as observações.
No fim do encontro o professor aplicará um questionário sobre o futebol.
Aula 2: Reflexões sobre a prática
Neste encontro o professor irá se colocar como mediador de uma conversa entre os alunos sobre a prática da última aula e os resultados encontrados no questionário. O debate será conduzido por perguntas chaves feitas a partir da observação do professor sobre a prática, tais como: todos participaram? Alguém se sentiu excluído? Todos participaram das decisões? O número de homens e mulheres foi o mesmo na prática? Como nosso foco neste plano de atividades é o machismo dentro desta cultura esportiva, vamos tentando levar por este caminho, mas nada impede para que outros assuntos sejam levantados e discutidos.
A partir do debate o professor irá elencar quatro problemas que as mulheres da turma trouxeram para serem os temas das nossas práticas com o futebol, exemplos: "não sei jogar", "não quero jogar com os homens", "tenho medo da bola ou de me machucar", "não gosto do jogo", "fui excluída porque sou mulher", "é jogo de homem".
Aulas 3, 4, 5, 6: Problema norteador
A partir daqui teremos aulas práticas com possíveis soluções, a ideia é que o grupo tente trazer diversas ideias de como tornar o jogo menos opressor para as mulheres a partir de cada problema norteador elencado, para isso os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá experimentar a sua ideia vendo se assim o jogo ameniza a angústia e a exclusão das mulheres para com o jogo, os grupos serão divididos tentando manter uma igualdade entre os gêneros.
Exemplo: Problema para a aula: "Tenho medo de jogar". Os grupos deverão criar jogos para solucionar esse problema que afasta as mulheres da turma de praticar o futebol.
Aula 7: Observação das relações do grupo com o futebol
Neste penúltimo encontro teremos uma dinâmica igual a do primeiro, os alunos terão todo o espaço da aula para experimentarem o jogo sem que o professor faça interferências, a ideia será perceber como o grupo se apropriou dos temas discutidos. O professor fará o mesmo papel de observador tentando perceber as relações entre os alunos, as decisões tomadas e a dinâmica do jogo, para assim levar para a última aula e fechar o ciclo.
Aula 8: Lei + Como era e como está?
Neste último encontro do ciclo será feita uma breve apresentação do futebol feminino no Brasil, indo da lei de proibição até a copa do mundo de 2019, feito isso uma conversa sobre como foi a experiência de pensar o futebol a partir de outro prisma, quais foram as dificuldades e principalmente como eles estão se relacionando com o jogo a partir do que foi estudado.
Neste primeiro encontro a ideia é fazer com que os alunos experimentem o jogo a partir dos seus conhecimentos prévios, ou seja, eles irão se organizar e praticar o jogo da forma que decidirem, sem interferência do professor. No entanto este precisa ficar atento às atitudes que acontecerão neste encontro, por exemplo: o grupo fará um jogo inclusivo onde todos irão jogar? Qual será o papel das mulheres neste jogo? A quadra será amplamente ocupada por homens? As mulheres terão voz ativa nas decisões? O jogo terá regras oficiais? É importante que o professor anote todas as observações.
No fim do encontro o professor aplicará um questionário sobre o futebol.
Aula 2: Reflexões sobre a prática
Neste encontro o professor irá se colocar como mediador de uma conversa entre os alunos sobre a prática da última aula e os resultados encontrados no questionário. O debate será conduzido por perguntas chaves feitas a partir da observação do professor sobre a prática, tais como: todos participaram? Alguém se sentiu excluído? Todos participaram das decisões? O número de homens e mulheres foi o mesmo na prática? Como nosso foco neste plano de atividades é o machismo dentro desta cultura esportiva, vamos tentando levar por este caminho, mas nada impede para que outros assuntos sejam levantados e discutidos.
A partir do debate o professor irá elencar quatro problemas que as mulheres da turma trouxeram para serem os temas das nossas práticas com o futebol, exemplos: "não sei jogar", "não quero jogar com os homens", "tenho medo da bola ou de me machucar", "não gosto do jogo", "fui excluída porque sou mulher", "é jogo de homem".
Aulas 3, 4, 5, 6: Problema norteador
A partir daqui teremos aulas práticas com possíveis soluções, a ideia é que o grupo tente trazer diversas ideias de como tornar o jogo menos opressor para as mulheres a partir de cada problema norteador elencado, para isso os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá experimentar a sua ideia vendo se assim o jogo ameniza a angústia e a exclusão das mulheres para com o jogo, os grupos serão divididos tentando manter uma igualdade entre os gêneros.
Exemplo: Problema para a aula: "Tenho medo de jogar". Os grupos deverão criar jogos para solucionar esse problema que afasta as mulheres da turma de praticar o futebol.
Aula 7: Observação das relações do grupo com o futebol
Neste penúltimo encontro teremos uma dinâmica igual a do primeiro, os alunos terão todo o espaço da aula para experimentarem o jogo sem que o professor faça interferências, a ideia será perceber como o grupo se apropriou dos temas discutidos. O professor fará o mesmo papel de observador tentando perceber as relações entre os alunos, as decisões tomadas e a dinâmica do jogo, para assim levar para a última aula e fechar o ciclo.
Aula 8: Lei + Como era e como está?
Neste último encontro do ciclo será feita uma breve apresentação do futebol feminino no Brasil, indo da lei de proibição até a copa do mundo de 2019, feito isso uma conversa sobre como foi a experiência de pensar o futebol a partir de outro prisma, quais foram as dificuldades e principalmente como eles estão se relacionando com o jogo a partir do que foi estudado.
Metodologia
Tradicional e Problem Based Learning.
Recursos Necessários
Sala de aula e espaço para a prática do futebol.
Duração Prevista
Oito aulas de 50 minutos.
Processo Avaliativo
Pergunta norteadora: “como atingir mais pessoas a partir do que estudamos?”. O trabalho será em grupo e poderá ser entregue de diversas formas: um vídeo, um podcast, um trabalho escrito, de forma que o grupo se sinta mais confortável em fazê-lo. Assim, os grupos precisarão produzir algo a partir das experiências e discussões que tivemos nos encontros para levar a discussão e conscientizar mais pessoas sobre o assunto.
Observações
Essa sequência didática foi desenvolvida em dupla por Guilherme da Silva Fassina e Leonardo Nascimento de Lima.
Referências Bibliográficas
FEDERATION INTERNATIONAL DE FOOTBALL ASSOCIATION. Football Worldwide 2000: official FIFA survey. 2007. Disponível em: