Conhecendo mulheres notáveis
Estado: São Paulo (SP)
Etapa de Ensino: Educação Infantil - Pré-Escola
Modalidade: Educação Regular
Disciplina:
Formato: Presencial
Professora de educação infantil, maracatuzeira, dançarina e artista de circo aéreo. Busca uma educação feminista, antirracista e antidiscriminatória de quaisquer diferenças.
Objetivos
- Propiciar o conhecimento de personalidades femininas cujas atuações tenham sido importantes para a sociedade;
- Favorecer a expressão de ideias, a escuta do outro e a capacidade de reflexão acerca de pontos de vista diferentes;
- Desenvolver atitudes de respeito e valorização das diferenças aos meninos e meninas;
- Possibilitar a construção da autoimagem positiva para as meninas;
- Contribuir para a superação da desigualdade de gênero.
Conteúdo
- Reconhecimento e socialização com a turma de mulheres importantes para cada criança;
- Biografia de Frida Kahlo;
- Obras artísticas de Frida Kahlo;
- Expressão artística através de releitura de obras;
- Biografia de Dandara dos Palmares;
- Capoeira: instrumentos, música e jogo;
- Quilombos: formas de sociabilidade;
- Biografia de Malala Yuosafzai;
- Conhecimento e respeito às diferentes culturas.
Metodologia
A sequência se inicia valorizando o contexto familiar e social onde cada criança da turma estava inserida. Pergunte às crianças: "Você conhece uma mulher que seja muito importante? Quem é? Por quê?"
Em seguida, apresenta-se à turma a Frida Kahlo, com o livro “Frida Kahlo: para meninas e meninos”, de autoria de Nadia Fink, contando a história com leitura das imagens, focando nos pontos centrais da biografia da artista com maior relevância para as crianças.
Depois, as crianças fazem uma releitura do autorretrato da artista – atividade coletiva na qual cada criança realiza uma etapa para a produção de três quadros, com os seguintes materiais: papéis diversos, folhas de árvores coletadas pela turma na área externa da unidade, penas, canetinhas, lápis de cor, tinta guache, lantejoulas, cola glitter, tesoura e cola.
A próxima personalidade feminina abordada é Dandara dos Palmares, contando sua história, através de teatro de fantoches. A seguir, apresenta-se às crianças a música de capoeira “A valente guerreira Dandara”, se possível levando um berimbau e vídeos de capoeira, com crianças e adultos praticando, para enriquecer a atividade. Em seguida, as crianças fazem uma representação de Dandara através de desenho.
Para finalizar, a turma é apresentada à Malala, a partir de trechos do livro “Malala, a menina que queria ir para a escola", de Adriana Carranca. Em seguida, os alunos representam Malala através de desenho.
Os desenhos criados pela turma podem compor uma exposição no mural da escola.
Em seguida, apresenta-se à turma a Frida Kahlo, com o livro “Frida Kahlo: para meninas e meninos”, de autoria de Nadia Fink, contando a história com leitura das imagens, focando nos pontos centrais da biografia da artista com maior relevância para as crianças.
Depois, as crianças fazem uma releitura do autorretrato da artista – atividade coletiva na qual cada criança realiza uma etapa para a produção de três quadros, com os seguintes materiais: papéis diversos, folhas de árvores coletadas pela turma na área externa da unidade, penas, canetinhas, lápis de cor, tinta guache, lantejoulas, cola glitter, tesoura e cola.
A próxima personalidade feminina abordada é Dandara dos Palmares, contando sua história, através de teatro de fantoches. A seguir, apresenta-se às crianças a música de capoeira “A valente guerreira Dandara”, se possível levando um berimbau e vídeos de capoeira, com crianças e adultos praticando, para enriquecer a atividade. Em seguida, as crianças fazem uma representação de Dandara através de desenho.
Para finalizar, a turma é apresentada à Malala, a partir de trechos do livro “Malala, a menina que queria ir para a escola", de Adriana Carranca. Em seguida, os alunos representam Malala através de desenho.
Os desenhos criados pela turma podem compor uma exposição no mural da escola.
Recursos Necessários
Livros: Frida Kahlo para meninas e meninos (Nadia Fink) e Malala, a menina que queria ir para a escola (Adriana Carranca); Vídeo "A valente guerreira Dandara"; boneca preta, fantoches, TV com entrada para pen drive para reprodução de vídeos, berimbau, papéis diversos, retalhos de tecido, folhas de árvores , penas, canetinhas, lápis de cor, tinta guache, lantejoulas, cola glitter, tesoura e cola.
Duração Prevista
8 aulas de 45 a 60 minutos cada.
Processo Avaliativo
A avaliação contínua durante o desenvolvimento de toda sequência, observando o interesse e o envolvimento das crianças com as propostas.
Observações
Os personagens usados na sequência podem ser adaptados de acordo com a realidade de cada turma escolar.
Referências Bibliográficas
ABRAMOWICZ, Anete e SILVÉRIO, Valter Roberto (orgs.). Afirmando diferenças: Montando o quebra-cabeça da diversidade na escola. 3ª ed. Campinas: Papirus, 2005.
ADICHE, Chimamanda Ngozi. Para educar crianças feministas: um manifesto. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
CARRANCA, Adriana. Malala, a menina que queria ir para a escola. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2015.
FINK, Nadia. Frida Kahlo para meninas e meninos. Florianópolis: SUR Livro, 2015.
ROVERI, Fernanda. Barbie na educação de meninas: do rosa ao choque. São Paulo: Annablume, 2012.
ADICHE, Chimamanda Ngozi. Para educar crianças feministas: um manifesto. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
CARRANCA, Adriana. Malala, a menina que queria ir para a escola. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2015.
FINK, Nadia. Frida Kahlo para meninas e meninos. Florianópolis: SUR Livro, 2015.
ROVERI, Fernanda. Barbie na educação de meninas: do rosa ao choque. São Paulo: Annablume, 2012.