Coisa de menino? Coisa de menina? Coisa de criança!

Estado: Maranhão (MA)

Etapa de Ensino: Educação Infantil - Pré-Escola

Modalidade: Educação Especial, Educação Regular

Disciplina:

Formato: Presencial

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). É professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de São Luís desde 2008. Tem vasta experiência na área de Educação Básica, com ênfase na Educação Infantil. Atualmente é discente da Especialização em Arte, Mídia e Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Discente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI -UEMA). Desenvolve pesquisas relacionadas a gênero e educação.

Objetivos

Campo de experiência: eu, o outro e nós.

  • Comunicar-se com colegas ou adultos fazendo-se compreender;

  • Expressar-se por meio da linguagem oral;

  • Manifestar atitudes de respeito frente a diversidade da sala de aula;

  • Refletir sobre os estereótipos de gênero e as limitações que ele estabelece nas brincadeiras;

  • Constatar a alegria que o brincar proporciona.

Conteúdo


  • Relações de gênero;

  • Brinquedos e brincadeiras;

  • Linguagem oral.

Metodologia

Inicialmente, a/o/e docente irá fazer uma roda de conversa com as crianças e sentará com elas no chão da sala. Trará em suas mãos sacola colorida e falará para as crianças que ali há muitas coisas legais que eles poderão brincar depois de conversar. A sacola estará com brinquedos variados.

A/o/e docente irá retirar uma boneca, um carrinho, uma bola e joguinho de kit de cozinha e colocará ao centro da roda. Em seguida, fará perguntas como:

  • Vamos dizer que brinquedos são esses? (Apontando para cada objeto)

  • Quem gosta de brincar com boneca?

  • Quem gosta de brincar de carrinho?

  • Existe brinquedo de menino e de menina? Por quê?

  • Que brinquedos vocês acham que são menina? Por quê?

  • E de menino? Por que?


Após a roda de conversa a/o/e docente irá propor que cada criança escolha um brinquedo pra brincar. Ainda na roda, a/e/o docente poderá fazer a contação de histórias do livro Menino Nito e Que Corpo É Esse? | É de menino ou de menina?

A/o/e docente fará então mais questionamentos, registrando as respostas das crianças numa folha de papel. Ao final da conversa, irá destacar que cada um pode ser o que quiser e sentimentos são humanos, independentemente de sermos meninos ou meninas. É fundamental que a/o/e docente mantenha uma escuta atenta da criança, buscando estimulá-la a expressar suas emoções e pensamentos.

Em seguida será proposto que troquem de brinquedo com os pares. Nesse segundo momento de brincadeira, a professora/professor/professore observa. Vai passeando sobre as novas brincadeiras que estão surgindo, reforçando que os brinquedos podem ser utilizados por todas as crianças e que cada um teu seu jeito de ser e suas preferências, independente de que sejam meninos ou meninas. Que podemos ser tudo que quisermos e sentirmos e nos expressarmos de muitas formas. Por fim, na certeza de que brincar juntos é muito mais divertido.

Recursos Necessários


  • Brinquedos variados

  • Sacola colorida

  • Aparelho data show, computador ou celular

Duração Prevista

A duração dessa aula será de 40 minutos, podendo prolongar-se em face a questionamentos ou relatos das crianças.

Processo Avaliativo

A avaliação se dará a partir da observação da participação e registro das analises do diário de campo do docente.

Referências Bibliográficas

FINCO, D. Relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na educação infantil. In: Pro-Posições, Campinas, v.14, n.3, p.89-101, set./dez.2003. 

SILVA. Jarlisse Nina Beserra da. Olhares sobre as relações de gênero na educação infantil. Trabalho de monografia apresentado ao curso de Serviço Social , UFMA, 2019.

LOURO, Guacira Lopes. Currículo, gênero e sexualidade. Porto: Porto Editora, 2000.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 2005.

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