Coisa de menino? Coisa de menina? Coisa de criança!
Estado: Maranhão (MA)
Etapa de Ensino: Educação Infantil - Pré-Escola
Modalidade: Educação Especial, Educação Regular
Disciplina:
Formato: Presencial
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). É professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de São Luís desde 2008. Tem vasta experiência na área de Educação Básica, com ênfase na Educação Infantil. Atualmente é discente da Especialização em Arte, Mídia e Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Discente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI -UEMA). Desenvolve pesquisas relacionadas a gênero e educação.
Objetivos
- Comunicar-se com colegas ou adultos fazendo-se compreender;
- Expressar-se por meio da linguagem oral;
- Manifestar atitudes de respeito frente a diversidade da sala de aula;
- Refletir sobre os estereótipos de gênero e as limitações que ele estabelece nas brincadeiras;
- Constatar a alegria que o brincar proporciona.
Conteúdo
- Relações de gênero;
- Brinquedos e brincadeiras;
- Linguagem oral.
Metodologia
A/o/e docente irá retirar uma boneca, um carrinho, uma bola e joguinho de kit de cozinha e colocará ao centro da roda. Em seguida, fará perguntas como:
- Vamos dizer que brinquedos são esses? (Apontando para cada objeto)
- Quem gosta de brincar com boneca?
- Quem gosta de brincar de carrinho?
- Existe brinquedo de menino e de menina? Por quê?
- Que brinquedos vocês acham que são menina? Por quê?
- E de menino? Por que?
Após a roda de conversa a/o/e docente irá propor que cada criança escolha um brinquedo pra brincar. Ainda na roda, a/e/o docente poderá fazer a contação de histórias do livro Menino Nito e Que Corpo É Esse? | É de menino ou de menina?
A/o/e docente fará então mais questionamentos, registrando as respostas das crianças numa folha de papel. Ao final da conversa, irá destacar que cada um pode ser o que quiser e sentimentos são humanos, independentemente de sermos meninos ou meninas. É fundamental que a/o/e docente mantenha uma escuta atenta da criança, buscando estimulá-la a expressar suas emoções e pensamentos.
Em seguida será proposto que troquem de brinquedo com os pares. Nesse segundo momento de brincadeira, a professora/professor/professore observa. Vai passeando sobre as novas brincadeiras que estão surgindo, reforçando que os brinquedos podem ser utilizados por todas as crianças e que cada um teu seu jeito de ser e suas preferências, independente de que sejam meninos ou meninas. Que podemos ser tudo que quisermos e sentirmos e nos expressarmos de muitas formas. Por fim, na certeza de que brincar juntos é muito mais divertido.
Recursos Necessários
- Brinquedos variados
- Sacola colorida
- Aparelho data show, computador ou celular
Duração Prevista
Processo Avaliativo
Referências Bibliográficas
SILVA. Jarlisse Nina Beserra da. Olhares sobre as relações de gênero na educação infantil. Trabalho de monografia apresentado ao curso de Serviço Social , UFMA, 2019.
LOURO, Guacira Lopes. Currículo, gênero e sexualidade. Porto: Porto Editora, 2000.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 2005.